18/06/2009 - 16:06

COMPARTILHE

OAB/Niterói e Afat prestam homenagem ao Dia do Advogado Trabalhista

OAB/Niterói e Afat prestam homenagem ao Dia do Advogado Trabalhista


Da redação das Tribuninhas

18/06/2009 - As diretorias da OAB/Niterói e da Associação Fluminense dos Advogados Trabalhistas (Afat) realizaram, nesta quarta, dia 17, uma comemoração pelo Dia do Advogado Trabalhista. A data oficial é dia 20 de junho, mas a 16ª Subseção decidiu antecipar às comemorações e homenageou 14 advogados Trabalhistas, além dos presidentes da OAB/RJ, Wadih Damous, e do Instituto dos Advogados Brasileiros, Henrique Maués. O evento, realizado no auditório da Amaerj, segundo Antonio José Barbosa da Silva, presidente da OAB de Niterói, serviu para valorizar o trabalho desses profissionais, que para ele, são um dos que mais sofrem com os problemas do Judiciário.

Wadih Damous, que além de presidente da Seccional é advogado Trabalhista, ressaltou que os problemas gerados pelo "famigerado SAPWeb", fazem com que a Justiça do Trabalho esteja praticamente parada.  "Muitos clientes não entendem que os atrasos nos processos são gerados pelos problemas da Justiça do Trabalho, e colocam a culpa da demora nos advogados. O que reparamos é que a descrença na advocacia cresce de uma forma absurda. Fico indignado duplamente com esta situação, por ser presidente da Ordem dos Advogados do Brasil e por ser um advogado Trabalhista", salientou Wadih.

O presidente da OAB/RJ destacou a vontade do atual presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Aloysio Santos: "Percebo no presidente do TRT uma vontade enorme de resolver o quanto antes estes problemas. Infelizmente não depende somente dele, o Tribunal Superior do Trabalho é que parece que não está colaborando". Nilson Xavier, presidente da Afat, declarou que um advogado Trabalhista, hoje em dia, precisa ser, além de qualificado, um grande guerreiro.

Para o advogado Waltair Costa de Oliveira, um dos homenageados no evento, a profissão do advogado Trabalhista, apesar de espinhosa, tem aspectos muito satisfatórios. "Somos os defensores do lado social. Estamos diretamente ligados aos direitos Trabalhistas, e à relação patrão e empregados. Tirando todos os problemas do dia-a-dia da profissão, sinto muita felicidade por fazer parte dessa garantia dos Direitos dos trabalhadores", acrescentou.

As homenagens foram prestadas aos advogados: Alessandra Ribeiro Guimarães; Alexandre Costa Peçanha; Almir Vieira de Souza Junior; Anselmo Torres de Castro; Flávia Souza e Silva; Jair Barcelos de Mattos; João Alves de Góes; João de Jesus, João da Silva; José Geraldo de Oliveira; Maria dos Anjos Ramos Gomes; Manoel Messias Duarte Pereira; Sônia Sodré de Araújo e Waltair Costa de Oliveira.

Também estiveram presentes na cerimônia, o secretário-geral da OAB/RJ, Marcos Luiz de Oliveira; o tesoureiro da Seccional, Sérgio Fisher; os diretores da Caarj, Ricardo Menezes e José Antônio Galvão;o  juiz - titular da 6ª Vara Trabalhista, Jorge Orlando Ramos; e o presidente da Comissão de Inscrição e Seleção da OAB/RJ, Roberto de Andrade.

Abrir WhatsApp