22/10/2008 - 16:06

OAB/Niterói comemora os 78 anos da criação da Ordem dos Advogados do Brasil

Subseção de Niterói comemora os 78 anos da OAB

Da redação das Tribuninhas

22/10/2008 - A OAB/Niterói comemora os 78 anos da criação da Ordem dos Advogados do Brasil dia 18 de novembro, homenageando 15 advogados da cidade. Marcada para as 19h, no auditório da OAB/Niterói, a comemoração inclui uma palestra de saudação feita pelo advogado Michel Saad, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, e como orador o advogado Manoel Martins. O lema do encontro é Fazendo Justiça

Antonio José Barbosa da Silva, presidente da entidade lembrou que os advogados escolhidos representam o dia-a-dia da advocacia. "São advogados experientes que foram esquecidos injustamente. Agora, se faz justiça e homenageia esses guerreiros da advocacia e da luta diária".  Ele ainda ressaltou a importância da entidade em festejar os 78 anos de fundação da OAB, recordando que o primeiro presidente da instituição foi o niteroiense Levy Carneiro.

A Ordem dos Advogados do Brasil foi criada em 18 de novembro de 1930, pelo então chefe do Governo Provisório, Getúlio Vargas, que assinou o Decreto n° 19.408, artigo 17, instituindo a OAB como a entidade de classe dos advogados, a ser organizada em todo o território nacional. Levy Carneiro, que era também consultor-geral da República, nomeou, na ocasião, uma comissão de notáveis para redigir o primeiro regulamento da OAB. Ele foi indicado para a presidência e Attílio Vivacqua para a secretaria-geral. Os dois foram sucessivamente reeleitos e permaneceram à frente do Conselho Federal por três mandatos consecutivos.

Os 15 profissionais homenageados são: Ailton Vieira de Souza, Átilla Maria Silva, Élio Ferreira de Souza, Elpídio de Castro Simões, José Carlos Vidal, Luiz Antônio Zignago de Souza, Manoel Martins, Osíris Gomes de Moura, Ary Pelegrino, Eliane Miranda dos Santos, Elizabeth de Carvalho Jacobsen, Joaquim Marcos Tostes de Barros, José Hamilton Barros de Almeida, Márcio Carlos Cury e Maria Francisca Valias.