24/03/2009 - 16:06

OAB/Niterói realiza evento em homenagem ao Dia Internacional do Consumidor

Do jornal O Fluminense

24/03/09 - A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Niterói promove, desde ontem, a Semana do Consumidor, que visa a prestação gratuita de assessoria jurídica às pessoas que precisam de esclarecimento de problemas relacionados ao consumo. A ação faz parte elas comemorações pelo Dia Internacional do Consumidor, que aconteceu no último, dia 15.

Ela é realizada em conjunto com a Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon) da Câmara Municipal de Niterói e com universidades particulares da cidade. O evento prossegue até sexta-feira, das 9 às 17 horas, com estandes de atendimentos no Terminal Rodoviário Presidente João Goulart no centro de Niterói.

"Nossa proposta é orientar o consumidor que, muitas vezes, não sabe como tomar iniciativa em defesa dos seus direitos. Sabe dos seus deveres, mas não conhece os seus direitos", explicou o superintendente e conselheiro da OAB de Niterói, Hélio Considera.

Para o delegado da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB de Niterói, José Carlos de Araújo, o objetivo do evento é esclarecer, orientar e encaminhar o consumidor para os órgãos competentes. "Pretendemos induzir o cidadão ao consumo consciente e a saber como defender os seus direitos", disse o delegado.O procurador da Codecon, Fernando Soares, revelou que a telefonia está entre os serviços que recebem mais reclamações.

"Os campeões de reclamação continuam sendo as empresas de telefonia, tanto fixa quanto móvel, além de algumas lojas de produtos e serviços. As empresas que comercializam produtos pela internet também estão entre as mais criticadas pelos consumidores", afirmou o procurador do Codecon. O evento contará com a participação de cinco universidades.