30/07/2008 - 16:06

OAB/Niterói e UPPES realizam um encontro sobre a importância da educação

UPPES e OAB-Niterói realizam encontro em defesa do magistério público e criação do TRT na cidade

Do site da OAB/Niterói

30/07/08 - O presidente da Ordem dos Advogados de Niterói (OAB), Antonio José Barbosa da Silva, em encontro com a presidente da União dos Professores Públicos no Estado (UPPES), Teresinha Machado da Silva, destacou a importância de serem traçadas ações conjuntas entre os representantes dos professores da rede estadual e a entidade que preside, pois “educação e justiça são instrumentos essenciais para a construção de uma verdadeira democracia”.

Ele destacou, ao visitar a sede da UPPES, na quinta-feira, 24 de julho, acompanhado de seus diretores e conselheiros da OAB, que o objetivo foi traçar ações conjuntas em defesa da escola pública, da valorização do magistério, além da criação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Niterói.

Segundo o presidente da OAB Niterói, os governos têm sido passivos em relação à educação. Ele também criticou a televisão aberta, que não dá espaço conveniente à educação, apesar de ser um veículo de grande alcance junto à população, principalmente as pessoas menos esclarecidas e que necessitam de uma maior ação educacional.

A presidente da UPPES, Teresinha Machado da Silva, acompanhada também de diretores do sindicato, alegou que “contar com parceiros da dimensão e importância histórica da OAB consolida ainda mais o papel que o sindicato vem exercendo como representante do magistério público estadual”.

“Nós da UPPES completaremos, em setembro, 63 anos de existência. Somos uma entidade histórica voltada para a defesa da escola pública de qualidade e valorização do magistério. Termos ao nosso lado os representantes dos advogados é de suma importância, pois não há democracia plena sem educação de qualidade para todos e uma Justiça eficaz”, assinalou.

Segundo a professora Teresinha, a UPPES tem sido uma entidade voltada para o diálogo,”mas, quando há necessidade não se furta a recorrer à Justiça, pois acreditamos ser esse o melhor caminho para a solução das pendências. Por isso, apoiamos a OAB Niterói na luta pela construção do TRT de Niterói. É uma luta de todos nós, dos professores e servidores públicos e de toda a população”, frisou.