25/08/2022 - 16:07 | última atualização em 26/08/2022 - 14:01

OABRJ alerta: Caixas de Assistência têm perfis falsos criados nas redes sociais

Biah Santiago

A Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj) informa que nesta quinta-feira, dia 25, tentaram criar um perfil falso do seu Instagram. Ao menos outras duas Caixas de Assistência do país também sofreram o mesmo golpe: Sergipe e Ceará.

Ao seguir o perfil duplicado, o primeiro contato dos golpistas se dá por meio de mensagem com oferta de descontos em convênios. Na abordagem, é solicitado ao novo seguidor um número de telefone e email para efetuar cadastro e, assim, poder utilizar os benefícios da instituição. Fique alerta, a Caarj não pede este tipo de dados pelas suas redes sociais e a adesão aos serviços da Caixa se dá pelo cadastro na OABRJ, com o número da carteira da Ordem. Além disso, o único perfil oficial da Caarj no Instagram é o @caarj_oab

OABRJ contra golpes aplicados nas redes sociais

Com a imensa quantidade de clonagens de WhatsApp e de perfis das redes sociais, as formas de prevenção se fazem extremamente necessárias. Relembre, abaixo, a cartilha que a OABRJ preparou com dicas simples para ajudar a classe a se proteger.

1 - Um golpista tem todo o tempo do mundo

Golpistas estudam seus alvos e se aproveitam das nossas “fraquezas emocionais” para aplicar os golpes. Por mais que pareça real, duvide, questione antes de clicar em qualquer link. Na maioria das vezes, um link fraudulento virá de um contato seu.

2 - Ative a função "confirmação em duas etapas"

Ative este tipo de confirmação no seu WhatsApp ou em qualquer App que possua a função.

(Confirmação em duas etapas no WhatsApp)

Entre no seu WhatsApp, clique em "ajustes" ou "configurações", em seguida, clique em "conta" e em "confirmação em duas etapas". Assim, o seu WhatsApp estará mais protegido, pois quando alguém tentar acessar, vai precisar de um número (PIN) que só você tem.

3 - Não informe nenhum código para quem lhe pedir

A OABRJ em hipótese alguma irá solicitar algum código pessoal). Mesmo que digam ser de operadoras de celular, bancos, lojas ou qualquer outro estabelecimento que seja, NÃO passe NENHUM código para terceiros.

4 - Cuidado com mensagens de SMS

Não repasse a terceiros os códigos recebidos por SMS e também evite clicar em links de mensagens de SMS.

5 - Desconfie de páginas de Instagram, Facebook e afins

Os criminosos estão usando todos os meios possíveis para tentar cometer fraudes. Portanto, páginas com nomes suspeitos, sem fotos, sem capa, sem localização, convidando para concorrer a sorteios ou dizendo que você ganhou bolsas de estudos ou viagens podem ser fraudulentas.

Denuncie e bloqueie. Não informe nenhum dado e avise aos seus colegas. De preferência, publique nos seus stories para informar a maior quantidade de pessoas possível a respeito do provável golpe.

6 - Sempre desconfie de pedidos de transferência de valores

Em situações em que os seus amigos ou parentes solicitam a transferência de dinheiro ou pagamento de contas, sempre faça um contato através de uma ligação por voz com quem está solicitando os valores. Com isso, será possível confirmar o pedido, por mais urgente que este seja. Quando o seu aparelho é roubado ou clonado, os golpistas se passam pelas pessoas que estão nos seus contatos, usando a mesma forma de tratamento entre vocês.

7 - Em caso de perda, roubo ou clonagem do seu smartphone bloqueie imediatamente seu número

Avise aos seus contatos, registre a ocorrência em uma delegacia de polícia e troque a senha de bancos, e-mails e de outros serviços importantes que você utiliza.

8 - Cuidado em transações comerciais, compra ou aluguel de produtos e serviços online

Confirme os canais oficiais de divulgação da empresa, questione qualquer outro meio de comunicação não oficial e informe possíveis tentativas de fraude.

Os canais oficiais da OABRJ são: www.oabrj.org.br / 21 2730-6525 / 21 2272-6150.