13/07/2023 - 18:19 | última atualização em 13/07/2023 - 18:20

OABRJ anuncia apoio à Marcha das Mulheres Negras do Rio de Janeiro

9ª edição do evento acontece no dia 30, em Copacabana

Felipe Benjamin

A OABRJ formalizou na tarde de quinta-feira, dia 13, o total apoio à 9ª Marcha das Mulheres Negras do Rio de Janeiro. Em encontro com as representantes da marcha, o presidente Luciano Bandeira, acompanhado da secretária-adjunta da Seccional, Mônica Alexandre, e da presidente da Comissão OAB Mulher RJ, Flávia Ribeiro, assinou um documento no qual exorta presidentes das subseções do estado a convocarem advogadas e colaboradoras a participarem do evento, que acontece no domingo, 30 de julho, na Praia de Copacabana.

"É papel da Ordem colocar-se ao lado de manifestações que combatam o racismo e a violência de gênero", afirmou Luciano. "Tenho certeza de que esse será o sentimento em cada parte do estado, e que nos uniremos nos esforços pelo empoderamento feminino e no combate às opressões enfrentadas pelas mulheres negras".

Para Mônica Alexandre, o apoio da Ordem será fundamental para ampliar as vozes das participantes da marcha.

"Pela primeira vez conseguimos o apoio institucional da OABRJ para a Marcha das Mulheres Negras e estaremos todos juntos no dia 30, na Praia de Copacabana", afirmou a secretária-adjunta.

"Nosso presidente, Luciano Bandeira, concordou em receber as organizadoras da marcha e em contribuir institucionalmente para esta relevante questão para a nossa sociedade, e tenho certeza de que essa iniciativa trará consequências muito positivas".

Presidente da OAB Mulher, Flávia Ribeiro destacou a parceria com o Fórum de Mulheres Negras, que esteve presente na reunião durante a tarde.

"A reunião com o Fórum de Mulheres Negras foi um momento inspirador e essencial para fortalecer nossa parceria em prol da 9ª Marcha das Mulheres Negras", afirmou Flávia.

"Ao lado do presidente Luciano Bandeira, e da secretária adjunta, Mônica Alexandre, a Comissão OAB Mulher reafirmou seu compromisso em apoiar essa causa tão importante, que visa combater o racismo estrutural e promover a igualdade de gênero. Estamos unidos na luta por uma sociedade mais justa e inclusiva".