11/12/2008 - 16:06

OAB/RJ apóia Freixo no combate a milícias

Da Assessoria de Imprensa

11/12/2008 - "O Parlamento não pode ser um espaço para o crime e a saída é a organização política", afirmou nesta quinta-feira, dia 11, o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) durante cerimônia de entrega da Medalha Pedro Ernesto, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Freixo, que presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou as milícias no estado e indiciou 226 pessoas - incluindo parlamentares - acusadas de integrar grupos milicianos, foi homenageado por sua atuação e agradeceu à Ordem dos Advogados do Brasil e às demais entidades que apoiaram seu trabalho.

O presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, anunciou, em seu discurso de saudação, que continuará apoiando o combate aos grupos criminosos, e que a Comissão de Direitos Humanos deverá estruturar uma ouvidoria para receber denúncias da população. "A homenagem de hoje é, além de justa, um ato de resistência a uma mazela que aflige o Rio, e a OAB continuará a desempenhar seu papel de defender a sociedade. Não precisamos de justiceiros, e sim de justiça", disse Wadih.

A homenagem foi proposta pela vereadora Aspásia Camargo (PV) e contou também com as presenças do deputado federal Fernando Gabeira (PV), da deputada estadual Cidinha Campos (PDT), dos vereadores Eliomar Coelho (PSOL) e Andrea Gouvêa Vieira (PSDB), do promotor de justiça Rodrigo Terra, do músico Marcelo Yuka, da presidente da ong Tortura Nunca Mais, Cecília Coimbra, da presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ, Margarida Pressburger; da presidente da Comissão de Direitos Humanos do IAB, Edneia Tancredo, do representante da Associação Brasileira de Imprensa, Lenin Novaes e do sociólogo Ignácio Cano, entre outros.