08/05/2023 - 14:50 | última atualização em 08/05/2023 - 15:08

COMPARTILHE

OABRJ apresenta dicas práticas de oratória e marketing pessoal

Evento ocorreu no Dia Mundial da Língua Portuguesa

Yan Ney



A OABRJ ofereceu um evento na última sexta-feira, dia 5, para apresentar dicas de comunicação e marketing pessoal. A realização da palestra ficou a cargo da Diretoria de Valorização da Advocacia, que tem por objetivo dar ferramentas para qualificar o advogado. Assista quando quiser no canal da OABRJ no YouTube.

Diretor de Valorização da Advocacia da OABRJ, Paulo Grossi iniciou o workshop suscitando o debate em torno da necessidade da oratória para a profissão.


“Um dos principais vieses da Diretoria de Valorização é dar ferramentas para o advogado se qualificar, e nesse sentido promovemos este evento. A gente vive do que falamos e escrevemos. O poder do advogado é a oratória e a forma como ele escreve”, considerou Paulo Grossi.



Presidente da OAB/Nilópolis, Fátima Pfaltzgraff continuou a abertura ressaltando a importância da comunicação não só através da fala, mas também nas vestimentas, no modo de se portar e se apresentar. Segundo a convidada, o conjunto desses fatores colaboram para transmitir segurança aos ouvintes.

“Quando a gente fala em oratória, pensamos nas palavras, ‘no que vamos dizer? Como devemos agir?’. Mas a apresentação em si tem toda uma performance, um comportamental, para que possamos passar segurança para quem está ouvindo”, complementou a presidente.

Depois dos convidados exporem seus comentários, o palestrante Rogério Rodrigues começou seu workshop. O advogado, professor e coordenador da Diretoria de Valorização da Advocacia de São João de Meriti abordou três pontos centrais para alcançar a boa oratória: falar alto para ser ouvido, falar de pé para ser visto e falar de forma breve para, no fim, ser aplaudido.

Além disso, Rogério destacou em quais momentos na vida do advogado, o exercício da boa comunicação são empregados.

“A oratória melhora nossa relação interpessoal, com o cliente. Faz diferença no atendimento. Ela vai ajudar você com o servidor, em um despacho, na audiência, levantar a mão e, pela ordem, falar, fazer suas alegações ou sustentações. A finalidade desta palestra é dar dicas para essas situações”, disse o palestrante.

Rogério usou uma apresentação de slides para elencar uma série de orientações e dicas para fortalecer a comunicação. Dentre eles, estudar e dominar o assunto, preparar o emocional e o físico, cuidar da aparência, da postura, dos gestos e da voz, conhecer seu público-alvo e usar técnicas de influência. 

Ao final, o palestrante saudou os presentes e divulgou um curso na Subseção de São João de Meriti, com quatro encontros, para orientar este tema de forma mais aprofundada.

A mesa também foi composta pela vice-diretora da OABRJ, Ana Tereza Basilio; a vice-presidente de Valorização da Advocacia, Carolina Miraglia; pelo membro da mesma diretoria, Flávio Medeiros; pelo presidente da OAB/Nova Iguaçu-Mesquita, Hilário Franklin; e pelo presidente da OAB/São João de Meriti, Eduardo Sales.

Abrir WhatsApp