21/05/2008 - 16:06

OAB/RJ aprova medidas contra discriminação no Fórum

Da Tribuna Online

21/05/2008 - Reunido nesta terça-feira em sessão extraordinária, o Conselho Seccional aprovou um conjunto de ações em protesto contra o descumprimento da promessa da presidência do TJ de pôr fim às revistas aos advogados na entrada do Fórum.

As principais medidas aprovadas são:

1) a realização de um ato público diante do Fórum, em data a ser fixada;

2) a convocação dos desembargadores escolhidos por meio do Quinto Constitucional, para cobrar deles apoio à luta pelo fim das revistas;

3) uma representação da Procuradoria da OAB/RJ ao Conselho Nacional de Justiça contra as revistas.

Catracas são instaladas no Fórum, mas não põem fim às revistas

Finalmente, nesta terça-feira, foram instaladas as catracas eletrônicas no Fórum do Rio. No entanto, ao contrário do que tinha sido acordado com a presidência do Tribunal de Justiça, elas não põem fim às revistas aos advogados. Isso porque profissionais que estiverem portando quaisquer volumes - como envelopes, bolsas ou pastas - terão que passá-los por equipamentos de raios-x, instalados em local distante das catracas. Assim, o problema continua.

"Que advogado não leva processos e documentos de seus clientes?", questionou o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, lembrando que a Seccional aceitou que volumes levados pelos advogados passassem pelos aparelhos de raios-x, desde que estes fossem instalados ao lado das catracas. "Mas o Tribunal, agora, afirmou que não pode, por problemas técnicos, pôr o aparelho de raios-X perto das catracas. Isso quer dizer que voltamos ao ponto de partida, com revistas humilhantes, e só para os advogados. Se juízes, promotores, defensores públicos e serventuários não são revistados, por que seremos os únicos trabalhadores do Direito a passar por isso? O Fórum é nosso local de trabalho", afirmou o presidente da OAB/RJ, que criticou, ainda, o despreparo e a truculência dos agentes de segurança lotados no TJ.