16/03/2009 - 16:06

OAB/RJ aprova realização de Exame da Ordem no município de Cabo Frio

Da redação das Tribuninhas

16/03/2009 - Atendendo a uma antiga reivindicação, a OAB/RJ aprovou a realização do Exame de Ordem no município de Cabo Frio, na Região dos Lagos. A decisão foi comemorada pelos presidentes das subseções locais, já que esta era uma necessidade nunca atendida pelas administrações passadas. "A decisão significa um avanço enorme. Agora, os bacharéis  das três universidades da Região poderão fazer o Exame de uma forma muito mais tranquila, próximos a sua casa, sem enfrentar o transtorno de ir ao Rio de Janeiro na véspera de sua realização, o que, evidentemente, provoca estresse desnecessário", disse Eisenhower Dias Mariano, presidente da 10ª Subseção.

O presidente da Comissão do Exame de Ordem, Marcello Oliveira, revelou que, na região, cerca de 450 candidatos se inscrevem a cada edição do Exame. Porém, antes de implementar a decisão, a Seccional precisa negociar com o Centro de Ensino, Seleção e Promoção de Eventos (CESP), responsável pela elaboração das provas, a inclusão desse oitavo ponto de seleção no contrato firmado com a OAB do Rio de Janeiro. A direção da Ordem espera, no entanto, que seja possível realizar a 38ª edição do Exame, prevista para meados de maio, já incluindo Cabo Frio.

Segundo o  presidente da Subseção de Cabo Frio,  há três universidades próximas à região - Veiga de Almeida, Estácio e Unirio -, o que beneficia não só os bacharéis da cidade, mas também os dos municípios de São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Búzios, Saquarema, Iguaba Grande, Rio das Ostras, Rio Bonito, Casemiro de Abreu e outras localidades.

Até o momento, a Seccional da Ordem no Rio de Janeiro realiza as provas de seleção de advogados na capital, em Niterói, em Duque de Caxias, em Volta Redonda, em Nova Friburgo, em Campos e em Petrópolis.