07/11/2008 - 16:06

OAB/RJ apura denúncia de tortura em quartel do Exército em menor de 16 anos

Do site do Conselho Federal

07/11/2008 - Por determinação do presidente da OAB do Rio de Janeiro, Wadih Damous, a Comissão de Direitos Humanos da entidade vai acompanhar o inquérito instaurado na 33ª Delegacia Policial para apurar a acusação de crime de tortura contra militares do Exército. O adolescente de 16 anos, que está com queimaduras em 70% do corpo e sob risco de perder a visão do olho esquerdo, denunciou ter sido queimado com ácido e espancado por três homens da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Realengo, que o teriam flagrado dentro do quartel fumando maconha.

É a segunda vez, este ano, que militares do Exército se envolvem em crimes violentos, lembrou Wadih, a propósito do episódio do Morro da Providência, em que foram assassinados três rapazes. "Esperamos que as autoridades identifiquem os responsáveis por esse novo crime. Tortura é crime hediondo e inafiançável e a OAB vai acompanhar de perto essa investigação", afirmou Damous.