10/03/2022 - 18:52 | última atualização em 14/03/2022 - 10:09

OABRJ assina convênio de mentoria com a ABA

Parceria foi selada na sessão do Conselho Pleno desta quinta com a participação do presidente do Conselho Federal

Felipe Benjamin

A segunda sessão ordinária do Conselho Pleno da OABRJ, a primeira feita de forma totalmente presencial desde o início da pandemia, teve a participação especial do presidente do Conselho Federal da Ordem, Beto Simonetti, que abriu os trabalhos destacando a proximidade entre a Seccional e o Conselho Federal. Na sessão, também foi assinado o convênio de mentoria entre a OABRJ e a Associação Brasileira de Advogados (ABA), que pretende desenvolver atividades da Comissão de Mentoria Jurídica e ampliar a participação de advogados associados à ABA.

De acordo com os termos do convênio, os objetivos da parceria são transmitir experiências de valor capazes de inspirar e cativar os mentorados; promover a valorização da advocacia e o compartilhamento de experiências, estimulando a colaboração profissional entre advogados, e auxiliar os mentorados na busca de soluções para questões presentes no dia a dia da advocacia.

A mentoria, que se dará por meio de encontros presenciais ou diálogos em plataformas digitais, é gratuita e terá duração de seis meses, podendo ser renovada caso haja interesse das partes e disponibilidade do mentor. Os interessados em participar do programa deverão encaminhar um email para [email protected].br, com as seguintes informações: nome completo, telefone, endereço residencial e profissional, número da inscrição na OAB, currículo atualizado, área de interesse/atuação, e razões de interesse no programa. Ao final de seis meses, a OABRJ emitirá um certificado de participação no projeto.

Gestão de advogados para advogados

Logo no início da sessão, o presidente do Conselho Federal se disse honrado pela oportunidade de participar do Conselho Pleno:

"Minha passagem hoje é muito rápida, mas prometo, quantas forem as vezes em que for convidado, voltar a esta cidade maravilhosa, para que possamos juntos debater aquilo que temos como ofício e obrigação de debater e implementar em prol da advocacia deste estado e em prol da advocacia brasileira", afirmou Simonetti. "Temos feito uma gestão, e o presidente Luciano Bandeira é partícipe dela, feita por advogados para advogados".

Embora tenha se manifestado brevemente, Simonetti frisou a importância da união na luta por questões de interesse da classe.

"A advocacia brasileira está cada dia mais merecendo atenção e sendo protegida como deve ser protegida por todos nós", afirmou o presidente do Conselho Federal. "É obrigação de cada um de nós lutar por uma advocacia cada vez mais livre e independente".

Antes de dar continuidade à sessão, o presidente da Seccional, Luciano Bandeira, também destacou a importância da presença do presidente do Conselho Federal.

"Tenho certeza de que nosso querido Beto Simonetti fará uma grande gestão à frente da OAB Nacional e estou certo de que teremos vitórias, consolidando todos aqueles princípios pelos quais lutamos", enfatizou Luciano.

Ex-secretário-geral da OAB, o criminalista, de 43 anos, está no quarto mandato como conselheiro federal pelo Amazonas, e teve sua vitória na eleição para presidente do Conselho Federal ratificada no fim de janeiro. Encabeçando a única chapa inscrita (OAB de Portas Abertas), Simonetti recebeu 77 dos 80 votos no pleito.