13/03/2009 - 16:06

OAB/RJ e associações repudiam agressões contra profissionais da imprensa

Do jornal Extra

13/03/2009 - A agressão sofrida anteontem pelo fotógrafo do EXTRA Fabiano Rocha, quando fazia uma reportagem com o boneco João Buracão em São Gonçalo, causou reações de repúdio por parte dos órgãos brasileiros que defendem a liberdade de imprensa. Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Ordem dos Advogados do Brasil, Sindicato dos Jornalistas e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro (Arfoc-RJ) condenaram a violência.

'Covardes agressões'

A ANJ lamentou o que chamou de "covardes agressões" feitas por homens que acompanhavam Márcio Panisset, irmão da prefeita e secretário municipal de Saúde.

"Além de agredir os profissionais, que nada mais faziam do que cobrir os problemas da cidade, os agressores trataram de inutilizar as imagens produzidas. E inadmissível que jornalistas, no exercício de sua atividade de informar a opinião pública, sejam alvo da violência", afirmou o vice-presidente da ANJ, Júlio César Mesquita.

A OAB-RJ também criticou as ameaças sofridas pela jornalista Ana Carolina Torres e pelo motorista Noel Messias. Para o presidente da seccional Rio, Wadih Damous, foi um atentado contra a liberdade de imprensa.

Comissão de Ética

Segundo o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio, a violência tornou-se mais grave porque ocorreu em frente à casa da prefeita Aparecida Panisset.

A fim de que o caso não caia no esquecimento, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) pediu ao procurador-geral de Justiça, Cláudio Lopes, que designe um promotor para acompanhar o andamento da investigação sobre a agressão. A ABI vai enviar um ofício à prefeita de São Gonçalo cobrando desculpas formais ao EXTRA e à equipe de reportagem.

O caso também foi abordado pelos telejornais "RJ TV" e "Jornal Nacional", da TV Globo, que exibiram uma reconstituição das agressões.

No início da tarde de hoje, o deputado Altineu Côrtes deve entrar com uma representação, na Comissão de Ética da Assembleia Legislativa, contra o deputado licenciado Márcio Panisset, por quebra de decoro parlamentar. Colaboraram Marcelo Gomes e Vera Araújo.