10/09/2020 - 10:34 | última atualização em 11/09/2020 - 14:06

COMPARTILHE

OABRJ e Caarj aderem à campanha de prevenção ao suicídio; saiba como obter atendimento psicossocial gratuito

Clara Passi

A cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo. Esta é a segunda maior causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos. Esses dados da Organização Mundial de Saúde evidenciam a gravidade do problema e a urgência de se oferecer meios para que aqueles em desespero consigam pronto acesso a ajuda psicológica. Suicídios são preveníveis e suas causas devem ser tratadas sem tabu, sustentam os especialistas. 

Hoje, dia 10 de setembro, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, inserido na campanha ‘Setembro Amarelo’, é mais uma oportunidade de divulgar iniciativas de assistência, como o telefone 188, do Centro de Valorização da Vida (CVV). A OABRJ mostrará adesão à causa iluminando de amarelo o prédio da Seccional (na Avenida Marechal Câmara, 150).

Neste ano em que o estado de catástrofe permanente trazido pela pandemia da Covid-19 e o isolamento social potencializaram os quadros psiquiátricos, essa conscientização ganha ainda mais importância (De acordo com uma pesquisa realizada em maio pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) com cerca de 400 médicos de 23 estados e do Distrito Federal, 89,2% dos especialistas entrevistados destacaram o agravamento de quadros psiquiátricos em seus pacientes devido à pandemia).

Para acolher e orientar advogados, advogadas e familiares que se veem fragilizados por causa do isolamento social, a Caarj criou um serviço de atendimento psicossocial gratuito pelo telefone. O projeto ‘Caarj ao seu lado’ é formado pela equipe de assistentes sociais do Núcleo Assistência, a equipe da Central de Protocolo e psicólogas voluntárias. Para ser atendido pelo serviço, o interessado deve se inscrever de segunda a sexta-feira, de 10h às 16h, através da Central de Atendimento -  (21) 2730-6525 / (21) 2272-6150 / (21) 98894-9305 - ou pelo email: [email protected]

O projeto conta com 51 psicólogos ativos, dos 68 que já aderiram voluntariamente à iniciativa. Ao todo, foram realizados, até hoje, mais de 1260 atendimentos psicológicos gratuitos.

Nesta quarta-feira, dia 9, a Caarj promoveu uma live no perfil @caarj_oab no Instagram sobre a valorização da vida com a psicóloga Andréa Caputo.

Abrir WhatsApp