19/06/2020 - 19:40 | última atualização em 20/06/2020 - 11:01

COMPARTILHE

OABRJ e Caarj endossam a campanha 'Sinal Vermelho para a Violência Doméstica', do CNJ, da AMB e da Anvisa

Clara Passi

A OABRJ e a Caarj endossaram a campanha Sinal Vermelho para a Violência Doméstica, criada pelo Conselho Nacional de Justiça, Associação dos Magistrados Brasileiros e pela Anvisa. O objetivo da iniciativa é facilitar a denúncia de agressões sofridas por mulheres, especialmente durante a pandemia, quando os índices deste tipo de violência aumentaram no país. 

O protocolo da campanha é simples: com um “X” vermelho na palma da mão, que pode ser feito com caneta ou mesmo um batom, a vítima deve procurar uma farmácia e sinalizar que está em situação de violência. Com o nome e endereço da mulher em mãos, os atendentes das farmácias e drogarias que aderirem à campanha deverão ligar, imediatamente, para o 190 e reportar a situação. O projeto conta com a parceria de 10 mil farmácias em todo o país.

A Caarj entrou em contato com as redes de drogarias parceiras para reforçar a campanha e pediu que os delegados da Caixa nas subseções façam o mesmo. 

“É importante que a OABRJ e a Caarj se envolvam porque muitas mulheres estão sendo mantidas num regime de cárcere privado durante esta pandemia. Não conseguem denunciar por estarem trancadas em casa com seus agressores. Esta é uma forma de criar um sinal, um código para que elas possam falar para terceiros sobre a violência, para que as pessoas possam acionar as autoridades competentes”, diz a diretora de Mulheres da Seccional e vice-presidente da Caarj, Marisa Gaudio.

O telefone da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, mantida pelo Governo Federal, é o 180 . Neste número são prestadas orientações sobre direitos e sobre a legislação vigente, encaminhando a mulher para outros serviços quando necessário. 

Veja a rede de farmácias parceiras que participam da campanha:

1. REDE MELHOR COMPRA 
2.USIFARMA – UMA NEGOCIAÇÕES 
3.MULTIFARMA 
4.A NOSSA DROGARIA DE CAXIAS 
5.DROGAL FARMACEUTIVA 
6.DROGAL FARMACIA 
7.DROGARIA VENANCIO 
8.EXTRAFARMA 
9.FARMA PONTE 
10.FARMACIA ALPHARD 
11.FARMACIA PAGUE MENOS 
12.FARMACIA E DROGARIA NISSEI 
13. RAIA DROGASIL 
14.REDEPHARMA 
15.REDE SOMA DROGARIAS 
16.SANTA LUCIA DROGARIAS 
17.SMALLFARMA 
18.UNIVERSAL 
19. DROGARIA ARAÚJO 
20. RD RAIA DROGASIL 
21. DPSP 

Abrir WhatsApp