19/06/2020 - 19:40 | última atualização em 20/06/2020 - 11:01

OABRJ e Caarj endossam a campanha 'Sinal Vermelho para a Violência Doméstica', do CNJ, da AMB e da Anvisa

Clara Passi

A OABRJ e a Caarj endossaram a campanha Sinal Vermelho para a Violência Doméstica, criada pelo Conselho Nacional de Justiça, Associação dos Magistrados Brasileiros e pela Anvisa. O objetivo da iniciativa é facilitar a denúncia de agressões sofridas por mulheres, especialmente durante a pandemia, quando os índices deste tipo de violência aumentaram no país.

O protocolo da campanha é simples: com um “X” vermelho na palma da mão, que pode ser feito com caneta ou mesmo um batom, a vítima deve procurar uma farmácia e sinalizar que está em situação de violência. Com o nome e endereço da mulher em mãos, os atendentes das farmácias e drogarias que aderirem à campanha deverão ligar, imediatamente, para o 190 e reportar a situação. O projeto conta com a parceria de 10 mil farmácias em todo o país.

A Caarj entrou em contato com as redes de drogarias parceiras para reforçar a campanha e pediu que os delegados da Caixa nas subseções façam o mesmo.

“É importante que a OABRJ e a Caarj se envolvam porque muitas mulheres estão sendo mantidas num regime de cárcere privado durante esta pandemia. Não conseguem denunciar por estarem trancadas em casa com seus agressores. Esta é uma forma de criar um sinal, um código para que elas possam falar para terceiros sobre a violência, para que as pessoas possam acionar as autoridades competentes”, diz a diretora de Mulheres da Seccional e vice-presidente da Caarj, Marisa Gaudio.

O telefone da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, mantida pelo Governo Federal, é o 180 . Neste número são prestadas orientações sobre direitos e sobre a legislação vigente, encaminhando a mulher para outros serviços quando necessário.

Veja a rede de farmácias parceiras que participam da campanha:

1. REDE MELHOR COMPRA
2.USIFARMA – UMA NEGOCIAÇÕES