11/08/2022 - 17:24 | última atualização em 13/08/2022 - 12:06

COMPARTILHE

OABRJ e Caarj inauguram sala de amamentação na Casa de Prerrogativas

Espaço foi inaugurado por presidentes das duas entidades no Dia da Advocacia

Felipe Benjamin

A Casa das Prerrogativas Celso Fontenelle, no Centro do Rio, ganhou na tarde desta quinta-feira, dia 11, um espaço com fraldário e sala de amamentação, para ajudar advogados e advogadas que estejam utilizando as estruturas da casa acompanhados de seus bebês. A inauguração contou com a presença dos presidentes da OABRJ, Luciano Bandeira, e da Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), Marisa Gaudio.

"Essa sala é importante para garantir que a mulher advogada tenha todas as condições de exercer a profissão mesmo quando ela tenha um filho em idade de amamentação", afirmou Luciano. "Elas podem vir aqui e têm toda a estrutura necessária para amamentar e continuar exercendo sua atividade profissional sem que haja nenhum prejuízo. Já temos salas semelhantes em subseções como a da Ilha do Governador e continuaremos a expandir essa iniciativa".

Marisa destacou os desafios enfrentados pelas mulheres na carreira profissional e os esforços empreendidos pela Caarj para amenizar estas dificuldades.

"Para as mulheres, que partem em desvantagem em relação aos homens por todo o machismo estrutural presente na sociedade, o desempenhar da advocacia é mais difícil", afirmou a presidente da Caarj.


"A mulher advogada que é mãe, encontra ainda mais dificuldades, e tudo o que queremos fazer  é melhorar um pouquinho a vida dessa colega que talvez tenha que trazer seu filho ao espaço de trabalho. Mas para o advogado homem também é importante, porque ele também pode vir com seu filho e trocar uma fralda. Com isso, esperamos facilitar um pouco a vida da advocacia".



A advogada Gabriele Petrungaro, que esteve no local acompanhada de seu filho Mateus, destacou a importância de locais para abrigar mães que se veem obrigadas muitas vezes a levar seus filhos até os locais de trabalho.

"É um espaço importante porque as mulheres hoje em dia não são apenas donas de casa, muitas saem para trabalhar", afirmou a advogada. "Ter um espaço como esse nos dá uma segurança para que possamos trazer nossos filhos e ter um local mais reservado para amamentar e trocar fraldas".

De acordo com a presidente da Caarj, espaços semelhantes devem ser criados em outras estruturas do sistema OABRJ/Caarj, e em breve um espaço com fraldário e sala de amamentação será inaugurado na Central de Escritórios Digitais do Edifício Rodolpho De Paoli.

"Há um sabor especial em inaugurar esse espaço no Dia da Advocacia", afirmou Marisa. "É de suma importância para as advogadas terem esse espaço para conciliar a atividade profissional com a maternidade. Mas ele também é acolhedor para os pais. Os homens hoje estão muito mais participativos e muitos pais têm trazido seus bebês para o ambiente de trabalho, então é importante que pais e mães tenham este espaço".

Abrir WhatsApp