22/02/2022 - 17:57 | última atualização em 25/02/2022 - 13:19

OABRJ e Caarj levam 15 toneladas de donativos a Petrópolis

Presidente da subseção local destaca papel da Ordem na suspensão de prazos processuais na cidade

Comunicação OABRJ / Caarj

A OABRJ e a Caarj entregaram 15 toneladas de donativos arrecadadas nos últimos dias à Subseção de Petrópolis, que destinará as doações às vítimas das fortes chuvas que atingiram a cidade na última semana.

O presidente da Caarj, Ricardo Menezes, se emocionou ao falar sobre toda a contribuição da sociedade civil e da advocacia.

"Só tenho a agradecer à  população por tudo que foi doado, por tudo que a gente levou a Petrópolis hoje", disse. "Estou muito satisfeito e ainda pedimos, por favor, que continuem doando. A população de Petrópolis ainda precisa muito das nossas doações".

Vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basílio também fez parte da retirada das doações e celebrou a atitude da Caixa de Assistência e a generosidade da população perante a tragédia: "Por favor, não deixem de doar, continuem doando. As doações são muito importantes para ajudar Petrópolis, que ainda está sofrendo muito".

Solidariedade de todos os lados

A participação da advocacia das mais diversas partes do estado na campanha de arrecadação foi o destaque na fala do presidente da subseção, Marcelo Schaefer, ao receber os donativos:

"Queremos agradecer bastante a todas as subseções e aos advogados e advogadas que se empenharam em nos ajudar. Esses donativos são essenciais para todas as famílias atingidas por essa catástrofe".

As doações distribuídas nesta terça-feira foram entregues em dois pontos: em frente ao Castelo de Itaipava e no Shopping Badia.

Ações da OABRJ e da Caarj

Desde o primeiro momento, a OABRJ e a Caarj atuam para minimizar os impactos das chuvas na população de Petrópolis. Todas as unidades da Ordem no estado abriram suas portas para arrecadar donativos para as vítimas.

"Institucionalmente, instados pelo combativo presidente da subseção, Marcelo Schaefer, solicitamos a suspensão dos prazos processuais e audiências na comarca", conta o procurador-geral da Seccional, Fábio Nogueira.

Schaefer também detalhou o empenho da OABRJ nessa negociação com os tribunais:

"No próprio dia da tragédia, recebi ligações dos presidentes da Ordem e da Caarj, Luciano Bandeira e Ricardo Menezes, e já naquela oportunidade, ainda sem saber a extensão dos danos, falamos sobre a necessidade da suspensão imediata dos prazos. A Procuradoria da OABRJ foi célere neste pedido e todos os tribunais nos atenderam".

Preocupada, também, com a situação dos colegas que moram na cidade, mas possuem processos em outras comarcas, a Ordem intensificou o atendimento do Plantão da Comissão de Prerrogativas. Os advogados e as advogadas nesta situação podem procurar o plantão através do email [email protected]  ou do telefone (21) 998 037 726.

Também através de tratativas que partiram da OABRJ, o TRT1 e a Caixa Econômica Federal montaram uma força-tarefa para dar agilidade na liberação de alvarás. Uma forma de garantir algum alívio financeiro para a classe neste momento tão duro. Para facilitar esse procedimento, a Seccional pede que os colegas cadastrem seus dados bancários nos processos trabalhistas da comarca.

Na última semana, representantes da Seccional e da Caarj foram a Petrópolis traçar novas estratégias de auxílio. A experiência da atuação institucional da Ordem na tragédia da Região Serrana de 2011, quando uma tempestade de proporções semelhantes devastou diversas cidades, também está sendo utilizada neste momento.