16/12/2022 - 16:04 | última atualização em 16/12/2022 - 16:07

OABRJ celebra frutífera parceria com a Universidade de Coimbra

Comissão de Relações Institucionais lançou segundo volume de coletânea de artigos e anunciou novos cursos

Felipe Benjamin

Comandado pelo diretor de Comunicação da OABRJ e presidente da Comissão de Relações Institucionais da Seccional, Marcus Vinicius Cordeiro, o evento de lançamento da obra coletiva internacional 'A reforma trabalhista, novas tecnologias em tempos de pandemia' apresentou o livro organizado pelo vice-presidente da comissão  e presidente da Comissão de Direito Cooperativo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Paulo Renato Fernandes, e também marcou o anúncio de cursos regulares realizados em parceira com a Universidade de Coimbra, que terão início já em janeiro.

"Estamos aqui para o lançamento de um livro que é fruto de um projeto da comissão que busca deixar a advocacia mais preparada para as questões que se impõem hoje a essa profissão", ressaltou Marcus Vinicius Cordeiro.

"Nossa profissão é uma das mais antigas, mas a advocacia vem nesse processo de modernização, adquirindo conhecimentos da tecnologia e a Ordem é uma facilitadora para esse processo. A OABRJ tem essa particularidade e talvez seja uma das únicas instituições que traz todos para dentro de sua estrutura, tornando-se uma casa de repercussão das questões e reflexão. Nossa parceria com a Universidade de Coimbra é uma forma de aprofundarmos ainda mais esses conhecimentos. Dois anos antes da pandemia fizemos nosso primeiro curso que foi uma experiência absolutamente positiva, com aulas empolgantes e cativantes, em um centro mundial de cultura jurídica", disse.

Compuseram a mesa do evento, além de Cordeiro e Paulo Renato, a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio; a desembargadora e presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), Edith Tourinho; o advogado Marcello Cruz, representante da Associação Fluminense dos Advogados Trabalhistas (Afat); o diretor de Prerrogativas da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho 1ª Região (Amatra1), Ronaldo Callado, e o ex-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) e coordenador do Conselho Consultivo da OABRJ, João Baptista Lousada Câmara.

"Há duas semanas acabamos um curso de Direitos Humanos e Novas Tecnologias, e no dia 9 de janeiro tem início também o curso de Direito do Trabalho", afirmou Cordeiro. "Temos um projeto, que ainda será apresentado, para a realização de um curso de Instrumentos Jurídicos para a Defesa do Estado democrático de Direito, um tema absolutamente relevante não apenas para o Brasil, mas para todo o mundo. Com essa parceria, permitiremos que advogados se preparem melhor para defender não apenas os seus clientes, mas também bens maiores que a advocacia sempre foi vocacionada a defender".

O evento apresentou o segundo volume da obra, após a edição inicial receber um lançamento binacional em 2018. De acordo com Paulo Renato, um terceiro volume - concentrado no curso de Direitos Humanos e Novas Tecnologias - já foi aprovado para 2023, Além disso, em março, a parceria com Coimbra oferecerá à advocacia cursos de Direito Societário e Direito Internacional Público.

"Este é um projeto que me orgulha muito e que permite que profissionais do Direito possam experimentar um intercâmbio e uma imersão cultural e jurídica numa das maiores e mais tradicionais universidades do mundo, que é a Universidade de Coimbra".

"Nos cursos há uma troca muito profícua, com um diálogo muito enriquecedor entre os dois lados do Atlântico, e além disso, nossa proposta é concretizar o material produzido em uma obra que possa ser compartilhada. Este livro é fruto desta missão, de produzir trabalho acadêmico internacional, de altíssima qualidade, reunindo 50 co-autores de diversas universidades portuguesas".

Professor associado da Universidade de Coimbra, autor do prefácio do livro e um dos organizadores dos curso oferecidos, João Leal Amado enviou uma mensagem em vídeo à OABRJ louvando a parceria entre a Seccional e a faculdade lusitana.

"Falo em nome do Instituto de Direito das Empresas e do Trabalho (Idet) para felicitarlos no lançamento deste importante livro sobre a reforma trabalhista, que vem em boa hora, sob a coordenação do professor Paulo Renato que tem sido um parceiro nosso há alguns anos em iniciativas de reflexão sobre os novos rumos do Direito do Trabalho nestes tempos pós-pandêmicos", afirmou Amado.

"Creio que é uma excelente demonstração da importância destes temas e das lições que retiramos do período da pandemia e das novas tecnologias. Este debate sobre a experiência jurídica brasileira, comparando-a à experiência jurídica portuguesa que também tem tido reformas no campo do Direito Trabalhista, gera um cenário ideal para obras como esta, e para outras oportunidades de trocarmos nossas experiências, convergindo nossas reflexões. Parabéns por esta magnífica obra".