02/09/2021 - 13:57 | última atualização em 03/09/2021 - 13:33

COMPARTILHE

OABRJ concede Medalha Sobral Pinto a 55 advogados

Cerimônia foi realizada na sede da Seccional nesta quinta-feira, dia 2

Felipe Benjamin


Em cerimônia comandada pelo jornalista Jorge Oliveira, a OABRJ entregou nesta quinta-feira, dia 2, a Medalha Sobral Pinto a 55 advogados. A honraria é concedida a profissionais que tenham completado 50 anos de carreira na advocacia. A solenidade foi realizada no Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da Seccional. 

Participaram do evento o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira; o presidente da Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), Ricardo Menezes; o diretor tesoureiro da Caarj, Fred Mendes, e a vice-presidente da Comissão de Trânsito da OABRJ, Tamima de Souza. 

A medalha recebe o nome do jurista Heráclito Fontoura Sobral Pinto, cuja carreira foi relembrada pelo presidente da Seccional em seu discurso. 

“Sobral Pinto é aquele homem quase mítico que lutou em todas as batalhas e representou a advocacia em momentos muito difíceis do nosso país”, afirmou Luciano. “Acredito que uma das motivações para ter seguido no Direito foi ter visto o comício das Diretas Já nos anos 1980. A primeira fala foi de um senhor de mais de 90 anos, baixinho, mas com a voz muito firme, que disse que todo poder emana do povo e em nome dele deve ser exercido. Esse homem era Sobral Pinto”. 

Ricardo Menezes destacou a importância da celebração dos 50 anos de carreira dos advogados

“Acho que existem dois momentos muito importantes na carreira: o dia da entrega da carteira, a vermelhinha, e este, em que nossos colegas advogados recebem a medalha que leva o nome de um grande jurista e advogado que foi Sobral Pinto", afirmou o presidente da Caarj. “Esse é o momento de relembrar todas as histórias de cada um dos senhores, e é com muita alegria que estou aqui neste momento histórico para esta casa”.

O diretor tesoureiro da Caarj agradeceu aos advogados homenageados por sua trajetória na advocacia. 

“Já tive o prazer e a felicidade de acompanhar essa cerimônia sentado na plateia deste mesmo plenário, com meu pai, que recebeu a medalha anos atrás”, afirmou Fred Mendes. “Essa casa deve muito aos senhores. Construímos uma advocacia e uma sociedade sempre em evolução, e tenho certeza de que cada tijolo e cada passo que os senhores colocaram foram fundamentais para que nós, no futuro, recebamos o olhar de admiração que temos hoje pelos senhores”. 

Os agradecimentos aos receptores das medalhas também fizeram parte do discurso de Luciano, que antecedeu a entrega das medalhas. 

“Fiquei muito feliz e orgulhoso de presidir uma sessão como essa em que tantas advogadas são homenageadas com a medalha Sobral Pinto, que tem o espírito da OAB de simplesmente dizer ‘obrigado’ a cada um de vocês”, afirmou o presidente da OABRJ. “Não saberemos para onde vamos se não soubermos de onde viemos. E quem construiu essa história foi cada um de vocês. Em nome da advocacia do estado do Rio de Janeiro e em nome da OABRJ eu digo a cada um de vocês, ‘muito obrigado’. Parabéns, é um orgulho muito grande poder chamá-los de colegas”. 

Foram homenageados com a Medalha Sobral Pinto os seguintes advogados:

Acir de Melo
Alberto Moita Prado
Alex da Silva Pires
Almir Terceiro Teles
Álvaro Cláudio de Mello Barreto
Anésia Carneiro Paes
Antônio Camelo Irmão
Aurélio Wander Chaves Bastos
Balthazar Dias Salgado
Brahim Depes Neto
Carlos Alberto Pires de Carvalho e Albuquerque
Carlos Edgar Goeldner Moritz
César Coutinho
Danilo Mendonça Nogueira
Delano de Souza Porcaro
Dulcinéa de Oliveira
Eduardo Eugênio John Whye Figueiredo
Eduardo Pinto Martins
Elena Mendes Goytacaz
Eliana Lemos Cotta
Emílio Sebastião Silva Filho
Eugênio Hagge Pereira
Fernando Baptista Freire
Gerson Barg
Giuseppina Drago
Hélio Ferreira
Jaime Samuel Cukier
João Batista dos Santos
Jorge Joaquim Lobo
José Carlos Barreto
Lea Pinheiro Loivos
Lucio Florim
Luiz Antônio de Godoy Alves
Luiz de Macedo Coutinho
Luiz Fernando Nunes Sumares
Luiz Marcolino Souza das Virgens
Manoel Rocha Lopes
Márcio Barbosa
Márcio Moreira Bandeira de Mello
Maria Anália de Melo Ribeiro
Maria Iris de Carvalho Miranda
Morris Gilberto Israel
Pedro Basílio da Silva Passos
Regina Maria Cardoso da Rocha
Renato Lima Magina
Roberto Roseiro di Fazio
Rodrigo de Souza
Rômulo Fontes Federici
Safira Saragossy
Sérgio Reis da Costa e Silva
Sérgio Wainstock
Teresinha Gonçalves Gentile
Valdir José Neves
Vinícius Silva do Lameiro
Wilma Fagundes de Macedo

Abrir WhatsApp