04/10/2007 - 16:06

OAB/RJ conclama 27 Seccionais à unificação no próximo Exame

Do site do Conselho Federal

04/10/2007 - O presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro, Wadih Damous, conclamou hoje (04) todas as 27 Seccionais da OAB a se unirem para a realização de um Exame de Ordem 100% unificado em sua próxima edição. Para Damous, a OAB tem um compromisso inarredável com a qualidade do ensino jurídico, com a transparência e total lisura na aplicação das provas. "Muitas das situações em que algumas Seccionais se envolveram por conta de eventuais denúncias de fraude no exame poderiam ser evitadas se todas aderissem à unificação de conteúdos", afirmou Damous. "Não podemos correr riscos. O exame deve estar sob segurança e sob a condução de entidades especializadas nesse tipo de atividade".

Damous criticou, ainda, a grande quantidade de instituições de ensino que visam apenas o lucro e a oferta de um ensino mercantilizado. Diante dessa realidade, o presidente da OAB/RJ entende que, a partir da aplicação de provas com conteúdo unificado, ficará mais evidente a amostra de quais instituições ensinam de fato seus alunos e quais somente os enganam. "São milhares de cursos jurídicos que não têm qualquer compromisso com os objetivos pedagógicos e educacionais e de qualificação do ensino", afirmou. "Nesse sentido, a proposição do presidente Cezar Britto, em defesa da unificação nacional das provas do Exame de Ordem, deve ser seguida por todas as Seccionais da OAB".

Wadih Damous defende que as Seccionais se unam principalmente para ratificar a total transparência na aplicação das provas. "Espero que todas as que ainda não aderiram que o façam. Isso em nome da transparência, do fortalecimento da imagem da instituição e em nome da união das Seccionais em torno do Conselho Federal da OAB".