20/02/2008 - 16:06

COMPARTILHE

OAB/RJ condena atentado contra a liberdade de imprensa

OAB/RJ condena atentado contra a liberdade de imprensa

 

 

20/02/2008 - O presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, divulgou nota nesta quarta-feira, dia 20, condenando a estratégia da Igreja Universal de processar jornalistas e jornais, em vários pontos do país, que publicam reportagens sobre o grupo religioso.

 

Na nota, Wadih afirma que a atitude da Universal ameaça a liberdade de imprensa e pode caracterizar litigância de má-fé. "Trechos comuns em várias dessas ações dão a aparência de que se trata de algo orquestrado, e não de uma iniciativa isolada de fiéis da igreja", disse.

 

 

Leia, abaixo, a nota da OAB/RJ:

 

 

A Ordem dos Advogados do Brasil, seção Rio de Janeiro, condena veementemente o uso de dezena de fiéis da Igreja Universal, em todo o Brasil, para a abertura de processos contra jornalistas que assinaram reportagens sobre os negócios daquela igreja. A OAB/RJ considera que tal comportamento ameaça a liberdade de imprensa e pode caracterizar litigância de má-fé.

 

Contra uma mesma repórter da Folha de São Paulo foram abertos mais de 50 processos em cidades de todo o país, fazendo com que ela seja obrigada a se apresentar nas audiências sob pena de ser considerada revel. O mesmo foi feito com o editor do jornal Extra.

 

Trechos comuns em várias dessas ações dão a aparência de que se trata de algo orquestrado, e não de uma iniciativa isolada de fiéis da igreja, que aparecem formalmente como autores das ações.

 

A OAB/RJ defende a inteira liberdade religiosa e o respeito a toda e qualquer crença, mas conclama o Poder Judiciário a não se deixar instrumentalizar por segmentos que não aceitam críticas e querem agredir a liberdade de imprensa no país – tão duramente conquistada.

 

Wadih Damous

Presidente da OAB/RJ

Abrir WhatsApp