09/06/2009 - 16:06

OAB/RJ e Conselho federal homenageiam Hermann Assis Baeta

Da redação da Tribuna do Advogado

09/06/2009 - O advogado Hermann Assis Baeta recebeu, na noite desta segunda-feira, 8 de junho, a inédita Medalha Raymundo Faoro, criada para homenagear as lendas-vivas do Direito fluminense. O evento reuniu diversas gerações da advocacia, entre ex-presidentes da OAB/RJ, do Conselho Federal e do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), além da atual diretoria de Seccional e advogados de todo o estado.

"Ao homenagear doutor Baeta, homenageamos também o presidente Raymundo Faoro (presidente do Conselho Federal da OAB, entre 1977 e 1979), nome da medalha conferida a ele e principal comenda da OAB/RJ", disse o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous. Ao seu lado, o presidente da OAB Federal, Cezar Britto, destacou a importância do homenageado: "A história da OAB só é citada na Constituição, na legislação e na mídia graças a homens que ousaram pensar diferente, como ele".

Baeta foi o presidente responsável por levar o Conselho Federal da OAB do Rio de Janeiro a Brasília, em 1986 e também o último representante do Estado no cargo (1985-1987). Por isso, a reunião mensal do Conselho Federal foi realizada excepcionalmente na capital fluminense, para que seus membros pudessem prestigiar a solenidade.

"Raymundo Faoro foi um dos principais artífices da redemocratização do país. Recebendo uma medalha com seu nome, só aumenta a minha responsabilidade como advogado e cidadão", exclamou Hermann Baeta que, apesar de formado e domiciliado no Rio de Janeiro, recebeu ainda placas comemorativas vindas de seu estado natal, Alagoas: uma da OAB local e outra do Instituto Pontes de Miranda.