As ouvidorias da OABRJ e do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ) promoveram um mutirão para prestar atendimento à sociedade nesta quinta-feira, dia 25, na Praça Cardeal Arcoverde, em Copacabana. A iniciativa compõe a “Ouvidoria itinerante”, projeto realizado em parceria com diversos órgãos para dar voz ao cidadão na participação social. O evento atendeu pessoas que desejavam registrar denúncias, tirar dúvidas e se comunicar junto às instituições. No mutirão desta quinta, a OABRJ atendeu demandas relacionadas às ouvidorias Geral e da Mulher. Representando a Seccional estavam a ouvidora da Mulher, Andrea Tinoco; a ouvidora- adjunta da Mulher, Andrea Peres; a ouvidora-adjunta, Paula Sepulveda; a chefe da ouvidoria, Bruna Ribeiro; e o ouvidor geral da Ordem, Carlos Henrique de Carvalho, que comparou o papel social da OABRJ ao objetivo do mutirão. “A Ouvidoria Itinerante garante a integração entre diversas ouvidorias e realiza a busca ativa das demandas da sociedade. Tem tudo a ver com a Ordem, no seu papel de defensora da cidadania. Por isso, sempre participamos e apoiamos esse tipo de evento”, contou. Andrea Tinoco abordou o trabalho prestado pelo segmento de sua ouvidoria, que presta um serviço excepcional para as mulheres que sofreram violência doméstica. “A integração das diversas ouvidorias do Estado fortalece significativamente a cidadania e promove um atendimento de excelência à população. Nesse contexto, desempenhamos um trabalho essencial de conscientização e sensibilização, por meio da distribuição de panfletos, informativos e orientações sociais. Além disso, tivemos a oportunidade de prestar atendimento a um grupo de mulheres que sofreram violência doméstica e violação de direitos”, destacou. Outros órgãos marcaram presença no mutirão, como o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp), a Junta Comercial do Estado (Jucerja) e o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado (Detro). A ouvidora do Creci-RJ, Marcia Nascimento, falou da felicidade em receber este evento em Copacabana. De acordo com ela, iniciativas assim ajudam a mostrar para a população o lugar correto para se comunicar com as empresas. “Fico muito feliz com essa ação. O objetivo é mostrar para a população que as instituições estão para servir, porque gostamos que o cidadão tenha as informações corretas. Gostamos que ele saiba reclamar no lugar correto, e nada melhor do que as ouvidorias. Ressalto que quem está presente no evento se dedicou literalmente em ações como essa”, contou. Responsável pelo órgão equivalente no Ministério Público, Augusto Vianna sinalizou que o momento atual é de extrema importância para as ouvidorias, que estão voltando a fazer seus serviços no pós-pandemia. “É um momento de prestação de serviços, mas acima de tudo, de reencontro entre as ouvidorias públicas e privadas. É a hora de repensar o trabalho que ficou parado em razão da pandemia. Esse momento é crucial para sociedade do estado do Rio de Janeiro, já que as ouvidorias estão voltando à rua para ouvir a população e prestar seu serviço. Logicamente, o MP não poderia fugir desse padrão”. Enquanto isso, o ouvidor da Agetransp, João Bosco de Lima, destacou o papel fundamental dos mutirões para dar assistência aos cidadãos. “A Ouvidoria é uma das ferramentas mais fundamentais que o usuário tem. O Rio de Janeiro, através da Ouvidoria-Geral do Estado e do Creci, tem procurado unir os diferentes segmentos de Ouvidoria para dar ciência ao usuário da importância dessa ferramenta”, completou.