17/10/2008 - 16:06

OAB/RJ cria medalha Raymundo Faoro para homenagear advogados

Do site do Conselho Federal

17/10/2008 - O presidente da Seccional do Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Wadih Damous, anunciou nesta sexta, dia 17, a criação, no âmbito da entidade, da medalha Raymundo Faoro para homenagear os advogados que se destacaram na profissão e prestaram bons serviços à advocacia e à sociedade.

Segundo Damous, o primeiro homenageado será o ex-presidente nacional da OAB, Hermann Assis Baeta, por ter trazido para a entidade "a face progressista da advocacia, a preocupação com as questões sociais e com o estado de pobreza de boa parte da população brasileira". A intenção de Damous é convidar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para participar da homenagem que será feita a Hermann Assis Baeta.

Leia abaixo a entrevista.

Por que a OAB/RJ decidiu criar a medalha Raymundo Faoro?
Raymundo Faoro foi um grande presidente do Conselho Federal da OAB e em um momento muito importante da vida brasileira. Como presidente da OAB, ele praticamente foi o artífice do fim do AI-5 (Ato Institucional número 5) e do início da redemocratização do País, com o chamado processo de abertura. Ali a OAB ganhou respeitabilidade junto à sociedade, sob a gestão de Raymundo Faoro, no que diz respeito à superação do regime ditatorial. Por isso decidimos criar no Rio a medalha Raymundo Faoro para homenagear os advogados que se destacam na profissão e prestam bons serviços à advocacia e à sociedade. Esse é o sentido da criação da medalha.

Qual será o primeiro advogado que receberá essa nova comenda da OAB/RJ?
Vou propor que seja o também ex-presidente do Conselho Federal da OAB, advogado Hermann Assis Baeta, que foi também um dirigente extremamente importante na história da OAB. Baeta trouxe para a entidade a face progressista da advocacia, a preocupação com as questões sociais, com o estado de pobreza de boa parte da população brasileira e mostrou que isso também deve dizer respeito às preocupações da advocacia. Hermann Assis Baeta coincidentemente foi o último presidente que o Rio de Janeiro indicou para o Conselho Federal da OAB. De 1985 para cá o Rio não tem sido honrado com a presidência do Conselho Federal. Então, por toda a história de vida, a trajetória e da advocacia do doutor Hermann Assis Baeta, eu acho que ele merece ser o primeiro homenageado.

A intenção da OAB/RJ é fazer um convite ao presidente Lula para que ele participe dessa homenagem?
Conversei com o presidente nacional da OAB, Cezar Britto, e ele, de imediato, concordou. A idéia é que no dia da homenagem, Britto transfira a sede do Conselho Federal da OAB para o Rio de Janeiro, que é o local da sede histórica do Conselho Federal, e seria realizada uma solenidade presidida por Cezar Britto e com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente Lula é um profundo admirador do ex-presidente Raymundo Faoro, aliás, surgiram para a vida pública no mesmo momento, em 1968, e todas as vezes que tem oportunidade, o presidente Lula faz questão de ressaltar a amizade que tinha e sua admiração pelo ex-presidente Raymundo Faoro. Aliás, a admiração do presidente Lula também é relativa ao homenageado, pois Hermann Assis Baeta desempenha funções na Comissão de Ética da Administração Pública federal, por indicação direta do presidente Lula, que também nunca escondeu o apreço que tem pelo doutor Hermann Baeta. Será, de fato, um grande dia para a advocacia brasileira.

Já se tem uma data prevista?
Nós dependemos da agenda do presidente da República, mas a previsão é realizarmos um pouco antes ou um pouco depois da Conferência Nacional dos Advogados (de 11 a 15 de novembro, em Natal). Sem sombra de dúvidas será um grande acontecimento na história da Ordem dos Advogados do Brasil.