01/08/2023 - 14:51 | última atualização em 01/08/2023 - 15:39

COMPARTILHE

OABRJ debate medicina veterinária de rua

Coordenador de ONG dedicada ao tema foi o palestrante do evento

Felipe Benjamin



O Salão Nobre Antonio Modesto da Silveira foi palco, na tarde de segunda-feira, dia 31, do evento "Seminário de Medicina Veterinária de rua", organizado pela Comissão de Direito Médico Veterinário da OABRJ, que debateu os desafios encontrados no trabalho dos profissionais do setor.


"Uma coisa é atender em um consultório, ou numa clínica ou hospital, com todo o aparato e entre quatro paredes", afirmou o médico-veterinário, professor e coordenador da ONG Médicos-Veterinários de Rua do Rio de Janeiro, Marco Rodrigues, palestrante do evento.



"Outra coisa é atender na rua. O aluno atua com brilho nos olhos e vontade de fazer a diferença. E temos que destacar a importância dos animais como porta de acesso para o cuidado com humanos. Em uma recente ação em Santarém, no Pará, tivemos vários exemplos de médicos veterinários que, ao visitarem as pessoas, também fizeram com que pessoas em situação de rua fossem, posteriormente, atendidas".

Rodrigues falou sobre o trabalho da ONG e o treinamento de estudantes, e teve a companhia da presidente da Comissão de Direito Médico-Veterinário da OABRJ, Larissa Paciello, e do presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OABRJ, Reynaldo Velloso, na mesa do evento.

"Somos uma organização não-governamental sem fins lucrativos e muitas vezes as pessoas nos perguntam quanto ganhamos no trabalho", afirmou Rodrigues.

"Sempre digo que ganhamos muito bem. Muito amor e carinho, solidariedade, respeito e empatia. Aqueles que trabalham conosco fazem mais do que ajudar e colaborar. Há toda uma sistemática de ação. Você não é remunerado e não tem as responsabilidades de pessoas que ocupam cargos de funcionários. Mas você deve saber bem o que fazer e deve fazê-lo porque aquilo te toca verdadeiramente, e não apenas por uma busca de holofotes". 

Falando sobre a Lei 8015/2003, que estabelece o registro obrigatório para animais domésticos, Reynaldo Velloso abordou os planos de sua comissão e destacou o importante trabalho realizado pela ONG Médicos-Veterinários de Rua.

"Conheço o trabalho de excelência da ONG e vocês são a última barreira entre esses animais e a crueldade, a maldade e os maus tratos", afirmou Velloso.


"Esse trabalho ímpar merece toda a divulgação, e aviso que estamos propondo a criação de uma subcomissão dentro do nosso grupo para analisar questões que envolvem a situação dos animais de rua, sem deixar de parabenizar esse trabalho incrível que a ONG faz e que tem na OABRJ uma parceira".

Abrir WhatsApp