08/10/2022 - 11:21 | última atualização em 08/10/2022 - 11:23

OABRJ decreta luto oficial de três dias pela morte de Fernando Fragoso

Destacado advogado criminal, Fragoso faleceu na madrugada deste sábado, dia 8

Eduardo Sarmento

Faleceu na madrugada deste sábado, dia 8, o advogado criminalista Fernando Fragoso, aos 72 anos, em decorrência de um câncer no pâncreas descoberto há apenas quatro meses. A Diretoria da Seccional lamenta profundamente a perda de um dos maiores nomes do Direito Penal brasileiro, decreta luto oficial de três dias e solidariza-se com admiradores, amigos e familiares, em especial os filhos, também advogados, Christiano e Rodrigo.

"Hoje é um dia muito triste para a advocacia, fará muita falta ao mundo jurídico um colega com tantas qualidades pessoais e profissionais. Reconhecido internacionalmente, era um intransigente defensor da democracia e teve uma brilhante trajetória como homem de Ordem", afirmou o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira.

Filho do jurista Heleno Claudio Fragoso, Fernando Fragoso formou-se em Direito pela Uerj, em 1973. Foi vice-presidente, secretário-geral e conselheiro da Seccional. Ocupou por duas vezes a Presidência do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e comandava, desde agosto, a Federação Interamericana de Advogados (FIA), sediada em Washington, nos Estados Unidos.

Fragoso integrou o conselho da International Criminal Bar e era advogado admitido para atuar perante o Tribunal Penal Internacional.

Foi, também, membro do Conselho Científico do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e o Tratamento do Delinquente (Ilanud), do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, da Association Internationale de Droit Pénal (Paris), da Société Internationale de Défense Sociale e da Interamerican Bar Association.

O velório será neste sábado, dia 8, na Capela 1 do Cemitério São João Batista, a partir de 12h30, e o sepultamento será às 16h30.