29/07/2008 - 16:06

OAB/RJ dedica X Conferência Estadual dos Advogados aos direitos humanos e à Constituição

Da Assessoria de Imprensa da OAB/RJ

29/07/2008 - A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro promove, nos dias 7, 8 e 9 de agosto, a X Conferência Estadual de Advogados, este ano dedicada aos aniversários de 20 anos da nova Constituição Federal e 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O ministro da Justiça, Tarso Genro, fará a conferência de abertura, ao lado dos presidentes do Conselho Federal da Ordem, Cezar Britto, e da OAB/RJ, Wadih Damous.

Entre os assuntos de interesse geral, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, será o palestrante do tema Emprego das Forças Armadas na Segurança Pública, e a ex-ministra do Meio Ambiente, senadora Marina Silva, falará sobre  Desenvolvimento Sustentável.

A ministra do Supremo Tribunal Federal Carmen Lúcia Antunes Rocha abordará os 20 anos da Constituição Federal de 1988, e o secretário especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi, fará a conferência sobre o 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Voltada para os profissionais do Direito, mas aberta para a sociedade, a X Conferência integra as comemorações da tradicional Semana do Advogado. Este ano, a OAB/RJ pretende provocar a reflexão sobre os temas que emanam das linhas dos dois grandes estatutos jurídicos e, também, fomentar a atividade cultural para além dos interesses mais restritos da categoria.

Além das palestras, que acontecerão no Centro Cultural Sul América, na Cidade Nova (Av. Paulo de Frontin, 1), haverá uma programação paralela com debates, show de música popular, lançamento de livros, Café Literário e a tradicional Corrida dos Advogados, no Aterro do Flamengo. As inscrições são gratuitas. A OAB/RJ oferece 20 horas de estágio pela participação.

Clique aqui para saber a programação completa