28/03/2022 - 13:25 | última atualização em 29/03/2022 - 16:59

COMPARTILHE

OABRJ discutiu papel das mulheres nos espaços de poder

Evento contou contou com presença de importantes lideranças femininas

Felipe Benjamin

Como parte das celebrações do mês das mulheres, a Comissão OAB Mulher promoveu o evento "As mulheres nos espaços de poder e de gestão: desafios e perspectivas", com a presença de importantes lideranças femininas. O evento, que contou com o apoio do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Mulher da Prefeitura do Rio de Janeiro, discutiu temas como a busca pela equidade de gênero e a violência contra advogadas, e foi seguido do debate "Mulheres na política institucional e na construção de políticas públicas".

O presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, iniciou as atividades destacando a presença feminina na mesa, que incluiu a secretária-adjunta da Seccional, Mônica Alexandre; a vice-presidente da Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), Marisa Gáudio; a secretária de Políticas e Promoção da Mulher do Estado do Rio de Janeiro, Joyce Trindade, a presidente da Comissão OAB Mulher, Flávia Ribeiro, e a diretora da Escola Superior do IAB, Leila Pose, além do presidente da Caarj, Ricardo Menezes.

"Estou muito feliz de estar aqui hoje", afirmou Luciano. "Tenho satisfação de dizer que somos a primeira instituição brasileira a determinar a paridade verdadeira, com todos os cargos ocupados de forma paritária, o que representa um avanço já que garantimos que as mulheres possam estar nos espaços, demonstrando sua capacidade e exercendo o poder na gestão. No dia em que tivermos mais mulheres nos espaços de poder e de gestão, teremos uma sociedade melhor".

Joyce Trindade agradeceu os esforços da OABRJ na luta pela equidade de gênero e o papel das advogadas na luta pelo enfrentamento à violência e a promoção das mulheres no Rio de Janeiro.

"Tenho muito a agradecer a essas mulheres, fundamentais para que possamos construir uma cidade que seja referência na equidade de gênero, não apenas no Brasil, mas na América Latina", afirmou a secretária. "Essa é uma construção feita pela sociedade. É uma luta coletiva de todas as mulheres e homens que batalham para que essa seja uma cidade melhor, e a temática de gênero é o pilar disso tudo ao lado da temática de raça. Não é possível pensar numa cidade melhor se esses temas não estiverem associados".

Flávia Ribeiro salientou a importância da união feminina na luta pela ascensão nos espaços de poder:

"A OAB sempre esteve, nos momentos mais difíceis, na luta pela democracia, e nossa Seccional foi a primeira a criar uma comissão para as mulheres advogadas. Tenho muito orgulho de estar aqui como a segunda mulher negra, retinta e nordestina a presidir essa comissão. Tenho muito a agradecer ao nosso presidente, Luciano Bandeira, porque acho que é uma resposta importante no momento em que o país vem dando passos para trás e vive uma onda conservadora muito forte. O desafio hoje é falar sobre não apenas como ocupar esses espaços, mas também como nos mantermos nesses espaços trabalhando juntas".

Em seguida ao evento, um debate ocorreu durante a tarde. Participaram da mesa a coordenadora do Grupo de Trabalho de Assistência à Mulher Advogada da Caarj, Fernanda Mata, e sua subcoordenadora, Flávia Monteiro; a coordenadora técnica de enfrentamento à violência da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Município do Rio de Janeiro, Danielle Souza; além das presidentes de subseção Fernanda Xavier (OAB/Pádua), Veronica Estephanelli (OAB/Miracema), Gracia Monte (OAB/Méier), e das vice-presidentes Danielle Marçal (OAB/Madureira-Jacrepaguá) e Fernanda Baldanza (OAB/Leopoldina).

Abrir WhatsApp