17/07/2013 - 10:37 | última atualização em 17/07/2013 - 19:42

OAB/RJ está disposta a pagar scanners para garantir acesso a JT

redação da Tribuna do Advogado

O presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, defendeu, nesta quarta-feira, dia 17, que, diante dos inúmeros problemas apresentados pelo Processo Judicial eletrônico (PJe), a Justiça do Trabalho (JT) passe a aceitar, também, petições de papel - a exemplo do que ocorre na Justiça Federal. Para garantir que os advogados não tenham mais problemas ao peticionar, a Seccional enviou, na tarde desta quarta, ofício à JT se dispondo a pagar os scanners de digitalização das petições em papel. O ofício também foi enviado ao Tribunal de Justiça (TJ).

Felipe Santa Cruz
presidente da OAB/RJ
"A Justiça Federal permite o peticionamento em papel e tem máquinas disponíveis para digitalizar as petições. A Justiça do Trabalho tem que adotar esse modelo e, se o problema for o equipamento, nós garantimos a compra", explicou Felipe, destacando que não há como se pensar em nenhuma outra questão envolvendo a Justiça trabalhista sem que se resolvam, primeiro, os problemas no Processo Judicial eletrônico (PJe-JT).

"Não podemos debater questões, como, por exemplo, a da descentralização das varas, sem que antes a Justiça do Trabalho melhore sua capacidade administrativa", defendeu. Em nota dia 4, assinada pela OAB/RJ em conjunto com o Sindicato dos Advogados e com a Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat), a resolução dos problemas com o PJe-JT já tinha sido levantada como medida prioritária.