17/06/2020 - 17:05 | última atualização em 18/06/2020 - 13:01

OABRJ estreia cerimônia virtual de entrega de carteira

Matheus Domingues

A OABRJ promoveu, nesta quarta-feira, dia 17, as primeiras cerimônias de compromisso dos novos advogados e advogadas do estado realizadas por videoconferência. A atividade estava suspensa desde o início do período de emergência, em março, devido às medidas de segurança adotadas por conta da  pandemia de Covid-19. Neste primeiro dia, 120 novos profissionais prestaram o juramento ao presidente da OABRJ, Luciano Bandeira. Entre eles, o deputado federal Glauber Braga (PSOL/RJ), a quem coube a leitura do Artigo 20, do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia, em nome dos demais colegas.

Na cerimônia realizada pela manhã, às 11h, o paraninfo foi o procurador-geral da Seccional, Alfredo Hilário. Na solenidade da tarde, às 16h, Rita Cortez, presidente do IAB, assumiu essa função. O diretor de Comunicação da OABRJ, Marcus Vinícius Cordeiro, e o assessor da presidência, Carlos André Pedrazzi, completaram a mesa diretora das solenidades virtuais.

Ao falar sobre as consequências da pandemia para a advocacia, Luciano lembrou que momentos de crise também geram novas oportunidades:

"As dificuldades, apesar de tudo, trarão oportunidades. Digo isso, porque essa pandemia trouxe grandes transformações legislativas e nas relações sociais. Vejam, por exemplo, as mudanças no regulamento trabalhista, nas questões imobiliárias e nas previdenciárias. São diversas as áreas e muitas as oportunidades de atuação e trabalho. Ao lado desses novos desafios, todos que engressam nessa casa encontram na Ordem uma aliada dedicada a auxiliá-los".

Aos requerentes de inscrição na Ordem, com pedidos deferidos, já era permitido solicitar a identificação de forma remota para que pudessem exercer a advocacia com a Carteira Digital da OAB. Agora, cada um dos novos colegas poderá fazer a retirada da carteira física na sede da OABRJ. A Central de Atendimento ao Público (Protocolo), localizada no térreo do edifício sede da Seccional, está aberta desde  o dia 1º de junho para atender a classe.

Os novos advogados receberam por email um Guia Digital sobre os principais serviços oferecidos pela Seccional. Mais que uma entidade de classe, é possível contar com a OABRJ em  todas as horas do dia. Com princípios guiados pela pluralidade e inclusão da classe, além da bandeira maior de defesa intransigente das prerrogativas profissionais, a Seccional se mantém presente atualmente no cotidiano de cada um dos 144 mil advogados e 5 mil estagiários, convertendo a anuidade paga pelos colegas em um leque cada vez maior de ações e serviços.

Em uma época desafiadora para toda a humanidade, com o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, a entidade recebe seus novos profissionais compartilhando todas as ações que vêm sendo feitas para facilitar o trabalho da advocacia neste momento de crise.