31/03/2008 - 16:06

COMPARTILHE

OAB/RJ garante acesso de advogados a presos na Operação Rio Branco

OAB/RJ garante acesso de advogados a presos na Operação Rio Branco

 

 

Da redação da Tribuna do Advogado

 

31/03/2008 - Depois de tomar conhecimento do esquema de "rodízio" realizado durante os depoimentos de presos na Operação Rio Branco, no dia 19 de março, a Comissão de Defesa Assistência e Prerrogativas da Seccional (CDAP) da OAB/RJ envio ofício à Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), na Polinter, solicitando que fosse liberado o acesso de todos os advogados a todos os detidos, em conjunto.

 

Segundo o delegado da CDAP Thiago Mansur Rodrigues, uma das inspetoras da Draco informou que o esquema de rodízio foi elaborado devido ao grande número de presos. Os advogados tinham acesso a seus clientes e após a instrução, que ocorria particularmente, os detidos eram dirigidos (juntamente com seus patronos) para o depoimento.

 

Após saber dos fatos, o presidente da CDAP, Marcos Slerca, entendeu que o procedimento não era razoável e solicitou, por ofício, a liberação do acesso dos advogados aos presos ao mesmo tempo, com o objetivo de proporcionar melhores condições de defesa. A autoridade policial acolheu o argumento e passou a permitir que os advogados ouvissem os seus clientes todos ao mesmo tempo.

 

A Operação Rio Branco, deflagrada dia 19 de março, prendeu aproximadamente 30 pessoas suspeitas de envolvimento em fraudes na Junta Comercial do Rio de Janeiro.

Abrir WhatsApp