30/04/2024 - 23:44 | última atualização em 01/05/2024 - 00:02

OABRJ, Ibrapej e Academia Carioca de Direito marcam o Dia Nacional da Mulher com seminário

Felipe Benjamin

Realizado pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Educação Jurídica (Ibrapej), com apoio da OABRJ e da Academia Carioca de Direito,  o seminário jurídico "Dia Nacional da Mulher" levou ao Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da Seccional, nesta terça-feira, dia 30, uma celebração da atuação das mulheres na advocacia. O evento teve diversos painéis, que abordaram temas como o combate à violência contra advogadas, crimes digitais, o protocolo do Conselho Nacional de Justiça para julgamento sob perspectiva de gênero e a participação feminina nas eleições municipais.

"Hoje é um dia muito importante, o Dia Nacional da Mulher", afirmou o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira. "E a Ordem, junto com o Ibraperj e a Academia Carioca de Direito, realiza esse evento para mostrar a força da mulher advogada e debater os temas importantes para se criar um ambiente de valorização e de construção de meios que garantam a atividade profissional das mulheres advogadas de maneira independente, segura e com apoio das instituições".

Após a saudação inicial, Luciano cedeu a presidência do evento à secretária-adjunta da Seccional, Monica Alexandre. Compuseram a mesa o secretário-geral da Seccional, Marcos Luiz Souza; a ouvidora da Mulher da OABRJ, Andreia Tinoco; a vice-presidente da Comissão de Juizados Especiais da OABRJ, Fernanda Mata; a conselheira seccional Luciana Silva, e a vice-presidente da Comissão da Mulher da Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim), Cecilia Couto.

Ao longo do evento, participaram dos debates a presidente da Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj), Marisa Gaudio; a ex-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) Rita Cortez; a ex-presidente da Comissão de Direitos da Mulher do Ibrapej Fabiana Marques; a presidente da Comissão de Criminologia do IAB, Marcia Dinis; a integrante da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade da OABRJ, Idalla Brum; a coordenadora dos delegados da Caixa, Bianca Alves; a presidente da OAB/Volta Redonda, Carolina Patitucci; a presidente da Comissão de Direito Constitucional da OABRJ, Vânia Aieta; a presidente do Ibrapej, Carolina Lima, e as advogadas Tânia Albuquerque e Flávia Oliveira.

Encerramento do evento foi marcado por homenagens a mulheres advogadas

Ao final do encontro e em alusão ao Dia Nacional da Mulher, o Ibrapej entregou moção de aplausos a advogadas que se destacam na profissão. Entre elas, a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, que compôs a mesa de encerramento do evento.

Basilio abordou a dificuldade de se construir representatividade feminina na política e incentivou o voto em mulheres.

"Os partidos políticos no Brasil em geral têm dono, e, sem ser amiga do dono, não há como buscar espaços. Se não vencermos a falta de democracia intrapartidária, as portas não se abrirão. Não se faz política sem recursos, então, quando um partido político oferece a uma mulher que ela concorra a um cargo eletivo, a primeira pergunta a ser feita é 'qual será a verba eleitoral atribuída a mim?'. Somos maioria na OAB e somos maioria no eleitorado. Se votarmos em mulheres, cada vez mais os partidos apostarão em candidaturas femininas. Caso contrário, ficaremos de fora das definições das políticas do país".

Reveja o encontro na íntegra no canal da OABRJ no YouTube.