22/06/2009 - 16:06

OAB/RJ inaugura duas salas em Friburgo e anuncia abertura de mais cem espaços

OAB inaugura duas salas em Friburgo e anuncia abertura de outras 100 até setembro

Da redação das Tribuninhas

22/06/2009 - O presidente da Seccional, Wadih Damous, reinaugurou duas salas de advogados, em Nova Friburgo, na última sexta-feira, 19. Os espaços foram adaptados ao projeto OAB Século 21, com a instalação de micros mais modernos e acesso à internet banda larga. Até o fim do ano, o Departamento de Apoio às Subseções (DAS) vai inaugurar cem das 180 salas de advogados que serão abertas em todo o estado. "Desde que tomou posse, essa diretoria vem fazendo história pela tenacidade na defesa das prerrogativas dos advogados e no resgate do papel da OAB", disse Carlo André Pedrazzi, presidente da 9ª Subseção, durante a reabertura da Sala dos Advogados no Fórum municipal.

No mesmo dia, a Seccional reinaugurou outro espaço na Vara Única do Trabalho, que recebeu o nome do advogado militante na cidade, José Henrique Frossard de Aguiar, mais conhecido pelos amigos como Zequinha Monnerat, por ter nascido no município de mesmo nome nas proximidades de Nova Friburgo. A Sala dos Advogados do Fórum Estadual manteve o nome de Hélio de Castro Alvim, que se destacou profissionalmente na cidade serrana.

Na reinauguração da sala do Trabalho, Wadih relembrou que esses espaços são ferramentas de serviço dos advogados e citou o apoio do Conselho Federal. "O presidente da OAB Nacional, Cezar Britto, compreendeu a essência do projeto e a necessidade que os advogados do Rio tem desses espaços, por isso tem nos ajudado materialmente a concretizá-los".

Já o diretor do DAS, Felipe Santa Cruz, afirmou que a Seccional do Rio não pode ficar omissa diante da ameaça de exclusão digital dos profissionais de Direito. "Apesar de termos cortado o uso dos recursos financeiros, já que mantivemos congeladas as anuidades, estamos inaugurando salas, principalmente no interior". O juiz criminal Gustavo Henrique do Nascimento e o juiz-substituto da Vara Única do Trabalho, Derli Mauro Cavalcante Silva, estiveram presentes às solenidades.

Segunda Vara do Trabalho

O presidente da Subseção de Nova Friburgo aproveitou a reinauguração dos dois espaços para anunciar a abertura, em setembro, da 2ª Vara do Trabalho no município. Ela será inaugurada no terceiro andar do prédio que já abriga a 1ª Vara.  Ao falar sobre a situação da Justiça do Trabalho, Wadih lembrou o momento não é bom. "O Judiciário trabalhista acumula uma série de problemas que atormenta os advogados. Há varas marcando audiência para um ano ou um ano e meio depois dos processos distribuídos. Muitos escritórios de advogados especializados em direito trabalhista estão fechando suas portas", afirmou.

Nem tudo, porém, é crise no Judiciário: no mesmo dia 19, a Subseção de Friburgo empossou, no Clube Sociedade Esportiva Friburguense, seu primeiro Conselho de Representantes, uma vez que chegou a mil o número de advogados inscritos na Subseção.