17/12/2019 - 16:17 | última atualização em 18/12/2019 - 12:46

COMPARTILHE

OABRJ inaugura sala de apoio aos advogados no JEC da Tijuca

Nádia Mendes

Três meses após a visita do Gabinete Itinerante ao 8º Juizado Especial Cível (JEC), na Tijuca, identificar a necessidade de um ponto de apoio para os colegas que ali militam diariamente, a OABRJ inaugurou na manhã desta terça-feira, dia 17, uma sala na mesma galeria onde funciona a serventia. O endereço da nova sala é Rua Conde de Bonfim, nº 255, loja 120.

O projeto Gabinete Itinerante leva membros da diretoria a pontos onde a advocacia atua para ouvir as demandas da classe e esteve na Tijuca em 11 de setembro, onde encontrou colegas em condições precárias. Uma advogada, inclusive, alimentava o filho de sete meses de maneira improvisada, usando o carrinho de bebê como ponto de apoio.

O presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, ressaltou o fato de que a sala era uma demanda antiga dos colegas da Tijuca, sendo o primeiro resultado prático das visitas do Gabinete Itinerante. "Os colegas agora precisam utilizar o espaço, que dará muito mais dignidade a quem, muitas vezes, fica o dia inteiro no juizado", disse. Luciano contou que, antes mesmo de oficialmente inaugurada, a sala já havia sido utilizada por uma colega advogada na manhã desta terça. O espaço vai funcionar todos os dias das 9h às 18h.

O novo espaço tem um scanner, dois computadores para peticionamento eletrônico, uma copa com banheiro e microondas, dois escritórios compartilhados, uma torre de carregador de celular, rede de Wi-Fi e, um dos principais pedidos dos colegas da Tijuca: um bebedouro com água gelada. 

Vice-presidente da Comissão de Juizados Especiais da OABRJ, Fernanda Mata ressaltou o trabalho conjunto e definiu como fundamentais as visitas do Gabinete Itinerante. "Sabemos que muitos advogados ficam o dia inteiro fazendo uma audiência atrás de outra. Com a sala, os colegas vão poder receber clientes e se alimentar com um pouco mais de dignidade", disse. 

A diretora de Mulheres da Seccional, Marisa Gaudio, lembrou o episódio da colega alimentando o filho de forma improvisada. "Acreditamos que a nova sala será um importante ponto de apoio para as mulheres", disse. 

A sala foi classificada como um grande avanço pelo presidente da Caarj, Ricardo Menezes. "É um grande presente para a advocacia da Tijuca que só foi possível porque o Gabinete Itinerante esteve aqui e ouviu as demandas da classe". 

A advogada Juliana Otranto relatou que na região onde fica o JEC é muito difícil de encontrar computador e que a nova estrutura vai ser ótima para os advogados. "Às vezes a gente precisa peticionar de urgência, com agilidade, e é muito ruim ter que me dirigir pra outro lugar ou deixar pra depois. Essa sala vai ser perfeita porque nós, advogados, precisamos ter agilidade e resolver coisas com urgência. Estou muito feliz com esse apoio pra gente", disse. 

Também integraram a comitiva que inaugurou a nova sala a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basílio; o secretário-adjunto da Ordem e diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Fábio Nogueira; o tesoureiro da Caarj, Fred Mendes; o diretor de Valorização da Advocacia e presidente da Comissão de Celeridade Processual, Paulo Grossi; a presidente da Comissão Especial de Apoio à Advocacia Empreendedora, Ana Frazão; a vice-presidente da OAB Jovem, Thais Fontes, e o coordenador de Prerrogativas dos Juizados Especiais, Waldir Miranda. 

Nova casa do advogado na Rua Gomes Freire

Em fevereiro, a Casa do Advogado Paulo Saboya sairá da Rua do Rezende, 26, e passará a funcionar num imóvel recém-alugado pela Seccional na Rua Gomes Freire, 474, exatamente em frente ao Tribunal Regional do Trabalho. O espaço está sendo completamente reformado para oferecer comodidade aos colegas. A iniciativa também vem em resposta aos pedidos feitos pelos colegas durante a visita do Gabinete Itinerante à atual casa do TRT, Veja no vídeo como ficará a nova casa:

Com funcionamento das 8h às 18h, o espaço terá 750m² e será toda climatizada e acessível. Terá wi-fi, 60 computadores divididos entre oito escritórios compartilhados e um espaço de coworking. Haverá copa com microondas e refeitório, guarda-volumes e fotocopiadora. 

Abrir WhatsApp