16/12/2021 - 08:20 | última atualização em 16/12/2021 - 12:40

COMPARTILHE

OABRJ informa mudanças na competência de varas da Infância e Idosos

Resolução com alterações foi publicada na última segunda-feira, dia 13

Felipe Benjamin

A Comissão dos Direitos da Criança  e do Adolescente da OABRJ informa aos advogados e às advogadas da área protetiva da infância que, em função da Resolução 25/2021, publicada em 13 de dezembro, a competência territorial da 1ª e 2ª varas da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro sofrerá mudança, que acarretará em alteração na distribuição dos processos.

As mudanças envolvem a transferência das regiões administrativas. A IX (R.A. VILA ISABEL, que compreende Vila Isabel, Andaraí, Grajaú e Maracanã), XIII (R.A. MÉIER, que compreende Méier, Abolição, Água Santa, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Jacaré, Lins de Vasconcelos, Pilares, Riachuelo, Rocha, Sampaio, São Francisco Xavier, Todos os Santos, Piedade e Encantado) e XX (R.A. ILHA DO GOVERNADOR, que abrange Bancários, Cacuia, Cidade Universitária, Cocotá, Freguesia, Galeão, Jardim Carioca, J. Guanabara, Moneró, Pitangueiras, Portuguesa, Praia da Bandeira, Tauá, Ribeira e Zumbi), que deixam de fazer parte da 1ª Vara e passam a integrar a 2ª.

A Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, em seu artigo 2º, prescreve o dever dos Estados Partes de assegurar sua aplicação a cada criança sujeita à sua jurisdição, sem distinção alguma, e que os Estados Partes tomarão todas as medidas apropriadas para assegurar a proteção da criança contra toda forma de discriminação ou castigo por causa da condição, das atividades, das opiniões manifestadas ou das crenças de seus pais, representantes legais ou familiares.

Abrir WhatsApp