26/03/2024 - 17:51 | última atualização em 27/03/2024 - 18:58

COMPARTILHE

OABRJ instala Comissão de Estudos Sobre o Risco, a Preservação e a Segurança dos Advogados na Atuação Profissional

Felipe Benjamin



A Comissão de Estudos Sobre o Risco, a Preservação e a Segurança dos Advogados na Atuação Profissional da OABRJ tomou posse na tarde de terça-feira, dia 25. Ao lado do diretor de Valorização da Advocacia da Seccional, Paulo Grossi, e do presidente da Comissão de Processo Penal da OABRJ, Diogo Tebet, o presidente da nova comissão, Marcelo Shad, empossou integrantes da comissão (Éder Pinheiro Costa, Joanna Paiva D'Oliveira e Horácio Oliveira Cariello) e falou sobre a missão do grupo.


"É importante que tenhamos uma atuação forte e estruturada e que os advogados tenham ciência do que acontece no conjunto de peculiaridades da prática profissional, tanto na capital quanto no interior de um estado como o Rio de Janeiro", afirmou Shad. "Temos uma comissão forte e grande que nos possibilitará avançar e colher resultados positivos em todas as áreas".



Falando sobre a importância da instalação da comissão, Tebet relembrou o assassinato do advogado Rodrigo Crespo em fevereiro.

"Muitas vezes, os advogados ficam desassistidos nas suas necessidades mais inerentes ao exercício da profissão, sem o tratamento adequado", afirmou. "Episódios que vêm acontecendo trazem a necessidade de um olhar mais particularizado para a atuação do advogado e sua proteção. Acho que a comissão mostra que a OABRJ está atenta a essas necessidades e à necessidade dos advogados de se preservarem. Tivemos recentemente, ao lado da sede da OABRJ, o episódio envolvendo o advogado Rodrigo Crespo, de modo que essa comissão vem em muito boa hora".

Para Grossi, a própria advocacia tem a impressão de que somente os criminalistas correm riscos, mas acontecimentos recentes desmentem isso. 


"Esta é uma comissão que fará avaliações, criará critérios e, eventualmente, poderá criar novos procedimentos de atuação da advocacia, que contará com todo o apoio da Diretoria de Valorização".

Abrir WhatsApp