14/06/2020 - 14:06

COMPARTILHE

OABRJ lamenta falecimento do vice-diretor de Igualdade Racial da entidade

Jornalismo da OABRJ

Com pesar, a Diretoria de Igualdade Racial da OABRJ informa o falecimento de seu vice-presidente, o advogado Nelson Joaquim, ocorrido neste domingo, dia 14. Com anos de contribuição jurídica e acadêmica de grande relevância, foi um aguerrido ativista nos recortes raciais, educacionais e sociais desse país, com publicações e ações importantes e relacionadas às causas.

Nelson Joaquim era um nome respeitado no mundo jurídico pelo seu talento, competência, cavalheirismo e simplicidade. Não poderemos dizer adeus a esse amigo tão presente nas nossas vidas. Quem convivia com ele sabia o tanto que era um advogado e um educador compromissado e preocupado com o seu ofício. A advocacia e a educação perdem um colaborador incansável, um estudioso inquieto e um colega disposto a questionar o que é dado, nos fazendo pensar além das evidências.

Como professor, era uma pessoa preocupada em fazer com que seus estudantes não se conformassem com as verdades ditas, mas que se dispusessem a exercitar a crítica e a depuração do conhecimento.

A Diretoria de Igualdade Racial não será mais a mesma sem a sua presença. É com muito pesar que nos despedimos do nosso estimado colega.

Rio de Janeiro, 14 de junho de 2020.
Diretoria de Igualdade Racial da OABRJ

Abrir WhatsApp