03/08/2024 - 15:00

COMPARTILHE

OABRJ lamenta morte do ministro Waldemar Zveiter

Magistrado, que já presidiu a OABRJ, dá nome à biblioteca da entidade

Comunicação OABRJ | Caarj







É com profundo pesar que a Diretoria da OABRJ informa o falecimento do ministro Waldemar Zveiter neste sábado, dia 3. O velório será neste domingo, às 12h, no Cemitério Israelita do Caju (Rua Monsenhor Manuel Gomes, 311, Zona Portuária do Rio). O sepultamento ocorrerá às 13h.


“Hoje é um dia muito triste para advocacia do Rio de Janeiro. Waldemar Zveiter foi presidente da OAB na época do antigo Estado do Rio de Janeiro e do estado do Rio de Janeiro depois da unificação. Ele representou a advocacia no Quinto Constitucional do TJRJ e foi alçado ao cargo de ministro do STJ. Esta é uma perda irreparável para a advocacia e para o estado do Rio de Janeiro”, lamentou o presidente da Seccional, Luciano Bandeira. 



Nascido em Minas Gerais, Waldemar Zveiter formou-se em Direito na Faculdade de Direito de Niterói, em 1957. Atuou como procurador-geral da Prefeitura de Niterói em 1965, presidiu a OABRJ de 1973 a 1976 e integrou o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ) na classe jurista por dois mandatos no início da década de 1980.

Foi nomeado desembargador do TJRJ em 1983, indicado pelo Quinto Constitucional da advocacia. Presidiu a 7ª Câmara Cível da Corte de 1985 a 1989, quando tomou posse como ministro do STJ, o primeiro nascido no Rio de Janeiro. Atuou no Tribunal da Cidadania até 2001, quando aposentou-se.

Pai do desembargador do TJRJ Luiz Zveiter e do membro honorário vitalício da OABRJ Sergio Zveiter - também ex-presidente da entidade - Waldemar dá nome à biblioteca localizada na sede da Seccional. 

Inaugurada em 11 de agosto de 2022, dia da advocacia, no 8º andar do prédio, a Biblioteca Waldemar Zveiter honra a trajetória jurídica e os serviços prestados pelo ex-ministro do STJ, sua dedicação à advocacia e à sociedade fluminense. Boa parte do acervo que ocupa o espaço é composta por livros do ministro Waldemar, doados por ele e por sua família.

A OABRJ expressa condolências aos familiares e amigos do ministro e manifesta reconhecimento pela sua dedicação ao Direito e ao Poder Judiciário.

Abrir WhatsApp