07/08/2023 - 18:55 | última atualização em 09/08/2023 - 13:04

COMPARTILHE

OABRJ leva demandas ambientais a procurador-geral do estado

Grupo liderado por Luciano Bandeira entregou documento sobre poluição do ar em Volta Redonda

Felipe Benjamin





O presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, se reuniu na tarde desta segunda-feira, dia 7, com o procurador-geral do estado do Rio de Janeiro, Bruno Dubeux, para apresentar demandas da advocacia de Volta Redonda sobre a qualidade do ar e o impacto ambiental do desenvolvimento industrial na cidade.


"Viemos aqui, juntamente com a presidente da OAB local, trazer uma demanda da subseção e da população de Volta Redonda", afirmou Luciano. "É um primeiro passo para que tentemos encontrar uma legislação que seja adequada à preservação da saúde dos habitantes da região".



O presidente da Seccional foi acompanhado pelo tesoureiro da OABRJ, Marcello Oliveira, e pela presidente da OAB/Volta Redonda, Carolina Patittucci, que entregou ao procurador uma cópia da minuta elaborada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que aponta a presença de micropartículas de ferro no chamado "pó preto" no ar da cidade. O procurador André Catanhede Amelio também participou da reunião.

O pó de ferro foi retirado da lista de poluentes monitorados pelas autoridades ambientais em 2017. Desde então, além da poeira que se espalha pelo município, Volta Redonda passou a registrar aumentos nos relatos dos casos de doenças respiratórias entre os habitantes da cidade. O documento elaborado pelo Inea defende um fortalecimento da fiscalização seguindo os parâmetros definidos pela Organização Mundial de Saúde. Além de incluir o pó de ferro na categoria de agentes a serem fiscalizados, o documento - que será enviado ao governador Cláudio Castro - também aponta a elaboração de um "Relatório de Avaliação da Qualidade do Ar" e a divulgação diária do Índice de Qualidade do Ar (IQAr) como instrumentos importantes para reverter o cenário de poluição atmosférica na Cidade do Aço.


"Agradecemos muito por termos sido recebidos pelo procurador do estado", afirmou Patittucci. Entregamos a minuta feita pelo Inea e assim esperamos um parecer dele ou do próprio governador para entendermos a melhor forma para cuidarmos da saúde da nossa população, entendendo sempre a importância do desenvolvimento industrial para o município de Volta Redonda".

Abrir WhatsApp