07/08/2023 - 18:46 | última atualização em 08/08/2023 - 19:32

OABRJ marcou presença no evento de reinstalação da Deam/Campo Grande

Organizado pelo governo estadual, encontro marcou início das obras da unidade. Atualmente, atendimento à população da Zona Oeste é feito pela unidade de Guaratiba

Biah Santiago

A OABRJ, representada pela Comissão OAB Mulher RJ, participou nesta segunda-feira, dia 7, do início das obras de construção para o retorno da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) a Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, localizada na Rua Tiaraju - S/N - Campo Grande, esquina com a Av. Cesário de Melo, 4138. Atualmente, todos os procedimentos às mulheres vítimas de violência são feitos na Deam de Pedra de Guaratiba, aproximadamente 18km de distância do centro de Campo Grande, extenso e populoso bairro carioca.

Para a presidente da OAB Mulher, Flávia Ribeiro, essa iniciativa demonstra o comprometimento das lideranças do estado e de instituições afins com a segurança e o bem-estar das mulheres.

“Foi um evento marcante do início das obras, em que pudemos testemunhar um passo crucial em direção à busca pela justiça e igualdade de gênero. A reforma da Deam de Campo Grande reafirma o compromisso em criar um ambiente para que todas as mulheres sintam-se protegidas, empoderadas e amparadas pela lei”, contou Ribeiro.

“Como presidente da OAB Mulher, é uma honra estar envolvida em iniciativas tão significativas, que contribuem para uma sociedade mais justa e igualitária. Esse retorno reflete um esforço coletivo para eliminar a violência de gênero e garantir que todas as vozes sejam ouvidas”.

O evento contou com a presença do governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, acompanhado de sua esposa, Analine Castro; da secretária de Mulheres do governo estadual, Heloísa Aguiar; da chefe das Deams, a delegada da Polícia Civil Gabriela Von Beauvais; da secretária municipal da Mulher, Joyce Trindade; além de demais autoridades.

Flávia Ribeiro reforça, ainda, que a Ordem e o estado atuam em parceria para proporcionar medidas que amparem a mulher, seja advogada ou não.

“Continuarmos na jornada, trabalhando incansavelmente para criar um futuro em que todas as mulheres possam viver com dignidade, segurança e respeito”, afirma.

Até a finalização das obras, os atendimentos continuam sendo realizados na Deam em Guaratiba, localizada na Estrada do Piai, Quadra 84 - lote 7 e 8, Pedra de Guaratiba, RJ - 23028-050.

Conheça os canais de denúncia sobre violência e assédio contra a mulher na Seccional

A OABRJ oferece um canal de denúncia e atendimento para as mulheres, sejam elas advogadas ou membros da sociedade civil.

Em parceria com a OAB Mulher RJ, os casos de violência são atendidos pela Ouvidoria da Mulher da Seccional. O órgão recebe as demandas, orienta as vítimas e as encaminha às redes de atendimento no estado do Rio.

É possível entrar em contato com o órgão pelo formulário do Fale com a OABRJ, localizado no topo da página do Portal da Ordem ou pelo número de WhatsApp - (21) 99753-9037 -, pelo qual os pedidos de auxílio devem ser feitos apenas via texto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.