21/03/2008 - 16:06

OAB/RJ: omissão do governo gerou epidemia da dengue

Do site do Conselho Federal

21/03/2008 - O presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro, Wadih Damous, criticou hoje (21), com veemência, a "omissão, incompetência e negligência" do governo federal, estadual e municipal no combate ao mosquito da dengue, situação que, lamentavelmente, se transformou em epidemia, aterrorizando os moradores do Rio de Janeiro. "Mais uma vez assistimos ao jogo de empurra entre todas as esferas de governo e quem paga a conta, inclusive com risco de morte, é a população". Wadih afirmou que, na verdade, os três - governo federal, estadual e municipal - são responsáveis pelo problema, pois não cumpriram com as obrigações decorrentes no âmbito da competência de cada um.

O número de casos de morte em decorrência da doença no estado do Rio de Janeiro já é quase a metade dos registrados em 2002, quando o Rio enfrentou uma das maiores epidemias de dengue dos últimos anos. Na época, foram 91 mortes, sendo 64 na capital. A Federação dos Hospitais do Estado do Rio de Janeiro informou que a doença aumentou em cerca de 50% o movimento de hospitais particulares, segundo pesquisa feita com unidades de saúde conveniadas.