22/02/2024 - 17:32

OABRJ participa de correição em Vara Federal dedicada a improbidade administrativa

Mariana Reduzino

Atendendo ao convite do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), a OABRJ participou da correição ordinária na 8ª Vara Federal, que aconteceu na quarta-feira, dia 21, para levar ao tribunal as demandas da advocacia que milita nesse ramo da Justiça.

Na serventia - para onde são direcionados os processos que versam sobre improbidade administrativa -  há aproximadamente três mil processos. Mil deles são sobre os estados, com decisões de  repercussão geral sendo aguardadas no Supremo Tribunal Federal (STF).

O objetivo da correição é observar a quantidade de processos, o tempo de tramitação e a conclusão, além de levar em conta os pleitos da advocacia. A ideia de colaboração entre os atores do sistema de Justiça para sanar falhas foi um ponto recorrente da conversa entre os magistrados e os representantes da classe.

A Seccional esteve representada pelo corregedor-geral da OABRJ, Paulo Victor Lima, e pela presidente da comissão da Justiça Federal da OABRJ e secretária-geral do Tribunal de Ética, Alessandra Lamha.

A desembargadora federal e corregedora do TRF2, Letícia Melo, o juiz federal auxiliar da Corregedoria do tribunal, Paulo André Espírito Santo, o juiz federal titular da 8ª Vara Federal, José Arthur Diniz Borges, e o juiz federal substituto Ricardo Martins conduziram os trabalhos.