07/02/2023 - 14:27 | última atualização em 07/02/2023 - 14:28

OABRJ participa da posse do novo superintendente da Polícia Federal

Membros da Comissão de Prerrogativas compareceram à solenidade que empossou Leandro Almada

Felipe Benjamin

Representantes da Comissão de Prerrogativas da OABRJ estiveram presentes na posse do novo superintendente da Polícia Federal (PF) no Rio de Janeiro, Leandro Almada da Costa, na tarde de segunda-feira, dia 6, na sede do órgão, na Praça Mauá.

Compuseram a mesa do evento o diretor-geral da PF, Andrei Augusto Passos Rodrigues; o secretário do Gabinete de Segurança Institucional do Rio de Janeiro, Edu Guimarães de Souza; o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador Guilherme Calmon; o vice-diretor do Foro da Justiça Federal no Rio de Janeiro, Juiz Silvio Wanderley do Nascimento Lima; a procuradora-chefe substituta da República no Rio de Janeiro, Carmem Santana; o vice-almirante e comandante do Primeiro Distrito Naval, Eduardo Machado Vazquez; o diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado, Ricardo Andrade Saadi, e o antecessor de Almada no cargo de superintendente regional da PF no Rio de Janeiro, Ivo Roberto Costa da Silva.

"Me dedicarei ao máximo com a minha nova equipe para entregar o nosso melhor, e conduzir a Polícia Federal do Rio de Janeiro com o padrão de qualidade e profissionalismo que a sociedade sempre espera de nós", afirmou Almada em seu discurso de posse.

"Tenho plena consciência de que minha tarefa não será nada fácil, mas sei que conto com uma equipe de altíssimo nível, que conhece os problemas a serem enfrentados, assim como o contexto extremamente peculiar e o cenário hostil do enfrentamento ao crime organizado no Rio de Janeiro. Faremos este enfrentamento absolutamente pautados pelos princípios que norteiam nossa atuação institucional, atuando com total autonomia investigativa, porém com responsabilidade, isenção e imparcialidade, afinal, todo cidadão investigado é credor da nossa responsabilidade institucional. A Superintendência da PF no Rio de Janeiro tem camisa e lado: nossa camisa é a operacional preta e nosso lado é o do Estado democrático de Direito, da Constituição e das leis normativas que nos regem".

Além de autoridades civis e militares; representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal, parlamentares; membros do Judiciário, do Ministério Público e das Forças Armadas, e servidores da PF e das demais forças de segurança, estiveram presentes o coordenador-geral da Comissão de Prerrogativas da Seccional, Marcell Nascimento, além do coordenador da comissão junto à PF, Guilherme Furniel, e sua vice, Wanessa Fernandes Ribeiro.

"Esperamos a continuidade do trabalho iniciado no primeiro mandato do presidente Luciano Bandeira e do presidente da Comissão de Prerrogativas, Marcello Oliveira", afirmou Marcell.

"Desenvolvemos um relacionamento próximo com a Polícia Federal, e esse relacionamento institucional agora deve ser aprimorado e aperfeiçoado. É claro que teremos que renovar as reuniões institucionais, mas os quadros abaixo do superintendente permaneceram os mesmos com quem tivemos reuniões periódicas. Nossa expectativa é de um crescimento no diálogo entre a OABRJ e a PF".

O coordenador da Comissão de Prerrogativas junto à Polícia Federal destacou ainda a participação de advogados em operações do órgão.

"Sempre buscamos essa aproximação com a Polícia Federal, e, agora com a nova direção, a expectativa é de que esses laços se estreitem", afirmou Furniel. "Esse diálogo é essencial para que continuemos pensando em soluções que facilitem o trabalho tanto de agentes da Comissão de Prerrogativas quanto dos policiais que realizam operações. Este é o ponto mais importante dessa relação, porque literalmente os acompanhamos nas ações, e é o foco da comissão para o diálogo com o novo superintendente".