30/04/2008 - 16:06

OAB/RJ pede cautela ao Estado em lista do PAC

Do Jornal do Brasil

30/04/2008 - Na principal obra dos governos federal e estadual neste ano de eleições, sete pessoas procuradas pela polícia se cadastraram para trabalhar no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), segundo a Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança. A secretaria investiga agora se os suspeitos já estão trabalhando nas obras, depois da prisão, na segunda-feira, de Adauto Nascimento Gonçalves, o Pitbull, 28 anos, chefe do tráfico de drogas no Morro do Pavão–Pavãozinho e vigia das obras do PAC na comunidade.

A partir do cadastro das nove empresas responsáveis pelas obras, a secretaria investiga se três pessoas com mandados de prisão e quatro foragidos conseguiram se infiltrar no PAC. Novas operações poderão ser desencadeadas. A secretaria não detalhou as condenações, quem são os acusados ou de quais favelas. Outros 47 ex-detentos foram identificados, mas a contratação faz parte da política de reabilitação do governo.

OAB pede cautela

O conselheiro trabalhista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio, Sérgio Batalha, defende que não seria conduta discriminatória as empresas fornecerem os dados à polícia. Mas o Estado deverá ter cuidado com a lista.

"Por haver foragidos, a polícia pode exigir a lista de funcionários, mas pode ser considerada conduta discriminatória a divulgação em alguns casos", diz. "Existem pequenos detalhes que exigem cautela".

Ao todo, 28 mil pessoas se cadastraram para o PAC, concorrendo a mais de 5 mil vagas na construção civil. Ontem, a Secretaria do Trabalho negou que Pitbull tivesse sido cadastrado. Segundo a secretaria, a empresa requisitou mais funcionários para as vagas de vigias que, então, tiveram de ser recrutados junto ao Sistema Nacional de Emprego, onde Pitbull era cadastrado. Ele é acusado de ser um dos chefes do tráfico na comunidade e teve o mandado de prisão expedido segunda-feira.

Ontem, a rotina no Pavãozinho voltou ao normal, mas o curso de atualização escolar do PAC continuou suspenso. O bairro, porém, viveu novo dia de tiroteio. Na Ladeira dos Tabajaras, a polícia matou um homem que seria traficante. Já no Jacarezinho, uma operação matou dois supostos bandidos e prendeu seis suspeitos. Foram apreendidas 20 motos, além de armas e R$ 3 mil.