26/05/2022 - 08:23 | última atualização em 27/05/2022 - 18:35

COMPARTILHE

OABRJ e Polícia Civil definem últimos ajustes para lançamento do sistema desenvolvido pela Seccional que dará acesso a inquéritos

Formação em prerrogativas para novos policiais, como ocorre com Guarda Municipal, foi proposta

Clara Passi


Em uma reunião com o recém-empossado secretário de Polícia Civil, Fernando Albuquerque (que sucedeu a Alan Turnovsky), na sede da Secretaria, na quarta-feira, dia 25, a OABRJ renovou a boa relação institucional que vem mantendo com o órgão, o que está viabilizando a integração dos sistemas tecnológico da Seccional e o de consulta de autos de inquéritos eletrônicos, o que em breve vai conferir praticidade inédita ao dia a dia da advocacia. Albuquerque se comprometeu a colocar em prática o acordo de cooperação técnica, que foi sacramentado com a publicação no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro em fevereiro deste ano, e já tem a parte tecnológica que cabe à Ordem resolvida. 

A participação da Escola de Prerrogativas da OABRJ na formação dos agentes, nos moldes da parceria firmada com a Guarda Municipal, foi outro tema abordado pelos representantes da advocacia e prontamente acolhido pelas lideranças da Polícia Civil. 
 

“É de suma importância a pronta implementação do sistema de acesso para advogadas e advogados terem contato direto com os inquéritos policiais sem precisar ir à delegacia”, disse o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira. 


Luciano esteve acompanhado do presidente da Comissão de Prerrogativas, Marcello Oliveira, grupo que idealizou e está implementando esse projeto tecnológico dentro da OABRJ; do vice-presidente da comissão, Leonardo da Luz;  do coordenador de Prerrogativas junto à Polícia Civil, Alberico Montenegro; do coordenador-adjunto junto à Polícia Civil, Leandro Meuser; da coordenadora de Prerrogativas junto às Unidades Prisionais da Comissão de Prerrogativas, Vivian Ramôa; e da delegada de prerrogativas Maryane Montenegro. Os delegados Gilbert Stivanello e Tarcísio Jansen também participaram da reunião.

“Vamos fortalecer cada vez mais os laços institucionais da Polícia Civil com a OABRJ e unir esforços para prestar sempre o melhor serviço para a população na prestação da justiça e da segurança pública. Foi demandada de nós a questão tecnológica para permitir a apresentação de petições e requerimentos de advogado, conforme alinhado anteriormente, o que será certamente efetivado. Trata-se de um pleito muito justo. Tem meu compromisso”, afirmou Albuquerque, saudando ainda o projeto de instrução dos novos agentes em prerrogativas. 

Para Marcello, esse avanço tecnológico vai mudar completamente a dinâmica de atuação de advogadas e advogados em delegacias de polícia.
 

“O secretário concordou que já passou da hora de colocarmos em prática a integração. Cada vez mais, nesses contatos institucionais da OABRJ, aproximamos a classe dos advogados de outros atores do sistema de justiça. Isso vai promover mais facilidade de atuação da advocacia”.

Abrir WhatsApp