06/03/2008 - 16:06

OAB/RJ: posto na Vila Mimosa é resposta a escassez de direitos

Do site do Conselho Federal

06/03/2008 - "As unidades da OAB são uma resposta a essa escassez, essa carência de direitos civis e sociais que marca os bairros e comunidades mais carentes". Com essa afirmação, o presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro, Wadih Damous, classifica a importância do posto de atendimento que a entidade inaugurará hoje (06) no bairro da Vila Mimosa, na capital fluminense. A unidade, em funcionamento a partir das 18h30, prestará orientações sobre direitos básicos, sobre como ir à Justiça e assessoria jurídica para esclarecer como agir diante de problemas como guarda de filhos, discriminação, violência doméstica e falta de documentos.

A OAB/RJ já conta com postos semelhantes em outras localidades da capital fluminense, onde estagiários e jovens advogados oferecem gratuitamente informações jurídicas às comunidades desassistidas. A maioria das pessoas que vive nessas comunidades, segundo Damous, desconhece os seus direitos mais básicos e muitas vezes saem lesadas devido à falta de orientação. "Essas pessoas acabam se tornando invisíveis ao Estado e à sociedade. São locais que se faz questão de não se enxergar. Mas a OAB/RJ tem seus olhos bem atentos, tem suas antenas voltadas para as carências da sociedade e esse posto avançado da Vila Mimosa é mais um passo nesse sentido".

A intenção a OAB/RJ é ampliar o atendimento a outras localidades. "Essas comunidades e bairros carentes existem logo ao lado da riqueza, dos bairros afluentes, todas elas carentes de cidadania e absolutamente desprovidas de direitos que os cidadãos da zona sul gozam. Como devem gozar, é claro, mas queremos que todos gozem dos mesmos direitos. Esperamos inaugurar outros".

A seguir a íntegra da entrevista concedida pelo presidente da OAB fluminense, Wadih Damous, sobre a inauguração do novo posto da entidade:

Qual o objetivo da criação desse posto de atendimento jurídico da OAB/RJ na Vila Mimosa?

É mais um passo na retomada do papel institucional da OAB, de ligação profunda com a sociedade, principalmente com os carentes de cidadania. Esse posto na Vila Mimosa não é o único da OAB. Temos postos em diversas comunidades pobres e assoladas pela violência tanto dos criminosos quanto da polícia. As unidades da OAB são uma resposta a essa escassez, essa carência de direitos civis e sociais que marca os bairros e comunidades mais carentes. Nesse posto que estamos inaugurando agora atuarão estagiários e jovens advogados, o que vai ser bom também para a experiência desses profissionais. Será muito bom para as nossas comunidades desassistidas, que terão orientação jurídica, receberão informações e respostas quanto às suas dúvidas em relação a direitos legais básicos. Esse é o objetivo maior do novo posto da OAB/RJ.

É tudo gratuito?

Tudo absolutamente gratuito. Apenas esclarecemos que a OAB/RJ não estará lá para atuar em ações judiciais. Vamos, sim, oferecer orientação jurídica, orientações quanto a direitos básicos a pessoas que vivem em periferias que acabaram se tornando invisíveis ao Estado e à sociedade. São locais que se faz questão de não se enxergar. Mas a OAB-RJ tem seus olhos bem atentos, tem suas antenas voltadas para as carências da sociedade e esse posto avançado da Vila Mimosa é mais um passo nesse sentido.

A intenção da OAB-RJ é ampliar o serviço para outras áreas carentes do Rio de janeiro?

Sem sombra de dúvidas. Na medida das nossas possibilidades orçamentárias, essa é a nossa intenção. O Rio de Janeiro é uma cidade emblemática neste sentido. Essas comunidades e bairros carentes existem logo ao lado da riqueza, dos bairros afluentes, todas elas carentes de cidadania e absolutamente desprovidas de direitos que os cidadãos da zona sul gozam. Como devem gozar, é claro, mas queremos que todos gozem dos mesmos direitos. Esperamos inaugurar outros.