09/02/2009 - 16:06

OAB/RJ promove reunião para evitar uma tragédia no Fórum Trabalhista de Nova Iguaçu

Da redação das Tribuninhas

09/02/2009 - O presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, intermediou nesta sexta, 6, uma reunião entre o prefeito Lindberg Farias, o novo presidente, ainda não empossado, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Aloysio Santos, e o presidente da Subseção da Ordem em Nova Iguaçu, Jurandir Ceulin, na busca de uma saída para evitar uma tragédia no Fórum Trabalhista de Nova Iguaçu. Eles pediram ao prefeito do município da Baixada Fluminense que ajude a encontrar um novo espaço para abrigar as seis Varas de Trabalho, pois as péssimas condições das instalações atuais são uma ameaça a advogados, servidores da Justiça e trabalhadores. O prefeito Lindberg Farias se comprometeu a ajudar a encontrar um novo prédio que possa abrigar as instalações do Fórum do Trabalho de Nova Iguaçu, em parceria com a Subseção da OAB de Nova Iguaçu e com o próprio TRT. No local, transita diariamente um grande número de pessoas.

Graves problemas estruturais

Relatórios internos do próprio TRT apontam que as atuais instalações do Fórum de Nova Iguaçu têm graves problemas estruturais. As instalações elétricas estão em estado crítico, o que se caracteriza por quedas constantes de energia e  superaquecimento dos  cabos, com conseqüentes danos a computadores e impressoras. Há o temor cotidiano de um incêndio de grandes proporções. Os elevadores já não funcionam, inviabilizando o acesso ao andares superiores (o prédio tem quatro) e os forros, danificados por infiltrações, também são uma constante ameaça de acidentes aos que transitam naquela Judiciário. Se tudo isso não bastasse, há infiltrações constantes de água no teto do primeiro andar e alagamentos no térreo por ocasião de chuvas fortes.

O Corpo de Bombeiros do Município já notificou o TRT sobre a falta de condições do prédio que abriga as Varas Trabalhistas, depois de vistoria realizada em novembro de 2007. O presidente do TRT, que será empossado no próximo mês de março, está disposto a resolver o problema do espaço atual do Fórum Trabalhista, mas a sua resolução passa necessariamente pelo aluguel de um novo prédio, uma vez que não há orçamento para a construção de um outro. O novo presidente do TRT revelou que, apesar da precariedade das instalações, o valor do aluguel do atual prédio do Fórum Trabalhista é altíssimo: entre R$ 30 mil a R$ 40 mil mensais.