08/02/2008 - 16:06

OAB/RJ quer punição para autoridades que desvirtuaram cartão

Do site do Conselho Federal

08/02/2008 - "O mau uso do cartão corporativo deve ser apurado e devem ser punidas as autoridades responsáveis pelo grave ilícito administrativo". A afirmação foi feita hoje (08) pelo presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro, Wadih Damous, ao comentar a "gastança" em artigos de luxo e em compras de caráter particular promovida por autoridades do Executivo e assessores por meio de cartões corporativos. Damous insiste que a apuração dessa utilização desvirtuada dos recursos públicos se estenda ao Congresso Nacional.

"Faz-se necessário regulamentar com rigor e restringir o uso desses cartões", defendeu o presidente da OAB fluminense, que classificou como correta a recomendação feita hoje pelo Conselho Federal da OAB às 27 Seccionais da entidade, no sentido de fiscalizar a utilização dos cartões corporativos também nos Estados.

Ofício neste sentido foi encaminhado pelo presidente nacional da entidade dos advogados, Cezar Britto, aos dirigentes de todas as 27 Seccionais da OAB brasileiras. No documento, Britto pede urgência no levantamento de informações nos Estados como a identificação dos portadores dos referidos cartões, em que tipo de despesas os recursos disponíveis podem ser utilizados, quais as despesas feitas até o momento e como são realizadas as prestações de contas.