10/11/2023 - 13:19 | última atualização em 10/11/2023 - 13:23

COMPARTILHE

OABRJ recebe debate sobre ambiente cultural da Ilha de Paquetá

Pesquisa sobre a região pautou evento que fez conexões entre paisagem, preservação e direito à cidade

Ana Júlia Brandão



Com pouco mais de 3 mil habitantes, de acordo com o último censo do IBGE, e vizinha da cidade do Rio de Janeiro, a Ilha de Paquetá, além de abrigar uma série de construções históricas e diversas atrações turísticas, também é um dos mais bonitos cenários naturais do município. Em celebração a este patrimônio, na manhã de quinta-feira, dia 9, a Comissão de Direito Municipal da OABRJ realizou, na sede da Seccional, o evento “Paquetá e seu ambiente cultural - conexão entre paisagem, preservação e direito à cidade”. 

A iniciativa buscou trazer mais conhecimento sobre questões ambientais, urbanísticas e, principalmente, culturais de Paquetá, através de uma análise sobre o desenvolvimento da região. Realizada pelo Instituto de Eventos Ambientais (Ieva), em parceria com a Universidade Veiga de Almeida (UVA) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), a pesquisa recolheu dados a partir do desenvolvimento das comunidades que ocupam o espaço da ilha. 

Participaram da mesa de abertura, comandada pelo presidente da Comissão de Direito Municipal da Ordem, Francisco Carrera, a coordenadora do estudo e professora da Universidade, Leticia Vianna, e os alunos da UVA e colaboradores do material, Eduarda Ferreira, Maria Paula Marques e Felipe Ferreira.  

Carrera deu o pontapé nas discussões do evento externando sua satisfação e orgulho por ter participado do trabalho:

“Eu tive a honra de participar deste trabalho ímpar desenvolvido na Ilha de Paquetá, que tem uma história super especial, com uma grande concepção de pertencimento. Por isso, não pude deixar de trazer este evento para a casa da democracia, a Ordem dos Advogados do Brasil”.

Em primeiro plano, a professora Letícia Vianna recaptulou todo o processo de construção da pesquisa e os estudantes que ajudaram no desenvolvimento do projeto puderam dar mais detalhes sobre a coleta de dados nas quatro comunidades que compõem a região e sobre como os resultados da pesquisa ajudam a mapear a relação da população de Paquetá para com o ambiente cultural local.

Logo em seguida, em uma segunda composição, a tribuna do Plenário Evandro Lins e Silva recebeu a representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RJ), Noemia Barradas, e o representante do Instituto Eventos Ambientais (Ieva), Diego Lacerda, para um debate. 

Barradas deu início à discussão e ressaltou a importância do patrocínio cultural para a realização do projeto e a valorização da cidade, através da arquitetura e urbanismo.

“Este projeto, em especial, é um dos que dão muito orgulho ao CAU/RJ, porque ele quebra a barreira e trabalha diretamente com a universidade, indo até as comunidades, atuando na realidade local e em ações que fazem toda a diferença por alinharem diversas dimensões", pontuou.



Diego Lacerda também ressaltou a importância do trabalho de conscientização ambiental na área, não apenas com os moradores, mas também com os turistas. 

“Nós fizemos uma pesquisa na ilha há cerca de dois anos, em parceria o Sebrae, referente à potencialidade do turismo e vimos que muita gente falava sobre essa questão da preservação local. Mas não existem dados ou estudos que indiquem quantas pessoas Paquetá pode suportar, por exemplo".

Além disso, Leticia Vianna salientou ao complementar a fala de Lacerda que a pesquisa traz uma enorme oportunidade para isso, já que a discussão destas questões relacionadas à região é fundamental para identificar necessidades territoriais. 

Quer assistir ao debate na íntegra? Acesse o canal oficial da OABRJ no YouTube.

Abrir WhatsApp