01/04/2022 - 19:13 | última atualização em 01/04/2022 - 19:49

OABRJ recebe estudantes de Direito da Uerj

Evento apresentou estrutura da Seccional e projeto de Mentoria a futuros advogados

Felipe Benjamin

Em evento no Plenário Evandro Lins e Silva, na manhã desta sexta-feira, dia 1º, a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, recebeu alunos de Direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) para uma apresentação da estrutura e do funcionamento da Seccional. Compuseram a mesa do evento a presidente da Comissão de Direito Constitucional da Ordem e professora da Faculdade de Direito da Uerj, Vânia Aieta, e a  presidente da Comissão de Mentoria Jurídica da Seccional, Thaís Fontes.

A um auditório repleto, Ana Tereza agradeceu aos alunos convidados por Vânia e destacou a importância da advocacia para o bom funcionamento da sociedade. "É um prazer imenso estar aqui, nessa que é a casa de vocês", afirmou a vice-presidente.

"Nós somos a única profissão privada prevista na Constituição Federal. Somos os responsáveis pela administração da Justiça, juntamente com o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública. E é por conta disso que a legislação atribui uma série de prerrogativas a nós advogados, que nem sempre são compreendidas, e muitas vezes são chamadas de privilégios. Nós temos sim prerrogativas especiais, mas elas não são nossas. São da sociedade. Ela é que tem direito a ter aquele mensageiro dos seus direitos blindado por essa proteção de prerrogativas. Muitas vezes o advogado é confundido com o seu cliente, mas nós somos advogados do ordenamento jurídico. Lutamos pela legislação e aplicação dela a qualquer pessoa".

A vice-presidente também lembrou momentos históricos da atuação da Ordem.

"O advogado é o motor da sociedade, no sentido de que ele é a voz da liberdade e dos direitos", afirmou Ana Tereza. "Quem cria as jurisprudências somos nós, que levamos as teses aos juízes. Nós que fazemos o sistema se movimentar, e nos momentos históricos, fomos nós que lutamos contra a ditadura, fomos nós que exigimos o voto feminino. Somos nós que fazemos com que a sociedade evolua e se aperfeiçoe civilizatóriamente. Então é essa a profissão maravilhosa e extraordinária que muito em breve vocês integrarão".

A presidente da Comissão de Mentoria Jurídica da Seccional apresentou as estruturas da OABRJ, do Conselho Federal e da Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (Caarj) e  falou sobre o projeto de Mentoria, idealizado por Ana Tereza.

"Sei que sou suspeita para falar, porque há pouco tempo eu estava ali na condição de aluna, e hoje estou na mesa falando, mas esse é um projeto que está mudando a perspectiva e a vida das pessoas", afirmou Thaís. "Temos relatos de pessoas que passaram pela Mentoria e conseguiram crescer e desenvolver um bom trabalho".

Antes do fim da cerimônia, Vânia Aieta recebeu a homenagem de seus alunos. O escolhido para discursar foi Felipe Bassin Martins, aluno do 1º período de Direito da Uerj.

"Primeiramente gostaria de agradecer à vice-presidente e à presidente da Comissão de Mentoria por terem sido tão didáticas e inspiradoras para nós que estamos começando agora", afirmou o estudante. "E agradecer muitíssimo à professora Vânia, porque a Uerj tem sido para mim um lugar para derrubar fronteiras e conviver todos os dias com pessoas que estão, política e academicamente, mudando o país e as perspectivas do Direito. Ela nos disse que iria fazer com que nos apaixonássemos pelo Direito na marra e tem organizado esses encontros. Em suas aulas ela é muito inspiradora, mas vai muito além disso. Agradeço por essa experiência única".

Após a cerimônia, cercada por estudantes, a vice-presidente falou de suas expectativas após o encontro.

"Esse encontro tem um sabor especial. É o início de um projeto importante, mais um da OABRJ e do presidente Luciano Bandeira, que é trazer os jovens universitários para dentro da Ordem, para que já comecem a conviver com a advocacia e se prepararem para atuar no mercado", afirmou Ana. "Tenho certeza de que esses encontros irão resultar em um futuro muito melhor para a advocacia do nosso estado, com uma classe mais preparada".

Já Vânia Aieta reafirmou suas esperanças nos futuros advogados:

"A Comissão de Mentoria pode ser um instrumento muito precioso para esse acolhimento inicial dos jovens advogados, e após esse encontro, faremos muitos outros com outras faculdades. Esse é um evento especial porque essa é também uma questão de dever da nossa parte em formar novos quadros. Tenho visto jovens muito corajosos, e é uma falácia pensar que hoje temos uma juventude alienada. O que temos é uma juventude muito consciente dos problemas da sociedade, da conjuntura social que enfrentarão como advogados. Tenho muita esperança no futuro da advocacia e nas gerações que estão por vir".